- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maduro confirma que aliança entre Venezuela e Rússia está no nível mais alto da história

© Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagensNicolás Maduro, presidente da Venezuela (à esquerda), em encontro com o líder russo, Vladimir Putin, em Moscou
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (à esquerda), em encontro com o líder russo, Vladimir Putin, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
A assinatura de 16 novos acordos de cooperação entre a Rússia e a Venezuela elevou a relação bilateral a níveis sem precedentes, afirmou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ao todo, Caracas e Moscou possuem 342 tratados assinados conjuntamente.
"Foi um sucesso total, nos três dias de trabalho foram assinados 16 documentos de trabalho e de cooperação. A verdade é que a relação entre a Rússia e a Venezuela está em seu nível mais alto, nunca antes visto", afirmou o presidente Maduro em seu programa de televisão, "Con Maduro +", transmitido pelo canal estatal Venezolana de Televisión.
Os 16 novos acordos se expandem por uma grande variedade de setores, como esportes, petróleo, educação, propriedade intelectual, transporte marítimo, turismo, informação e outros. A história de cooperação bilateral entre os dois países se estende pelos últimos 20 anos.
Dentre eles se destacam tratados assinados entre a petrolífera estatal venezuelana PDVSA e as empresas de engenharia russas ODK, pertencente ao consórcio Rostec, que realizará a manutenção de turbinas de bombeamento, e Rosgeologiya, que realizará a prospecção de novas jazidas no país sul-americano.
Esferas de armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras. Duque de Caxias (RJ), 20 de março de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Notícias do Brasil
Especialista afirma que Petrobras 'se beneficiará' com retorno ao mercado venezuelano de petróleo
Também foram assinados memorandos entre os ministérios da Educação de ambos os países para cooperação em projetos de ensino médio, técnico, de aperfeiçoamento e profissional.
No âmbito da cultura, o Teatro Bolshoi formalizou uma parceria com a Fundação de Teatro Teresa Carreño, e um busto do poeta russo Aleksandr Pushkin será instalado no parque Ezequiel Zamora, localizado em Caracas.
"Sem dúvida, este é um gesto de amizade que valorizamos muito", disse o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала