- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA enviam 2 mil fuzileiros navais para a costa israelense

© AP Photo / Marinha dos EUA / Riley Gasdia, especialista em comunicação de massa 3ª classeNavio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023
Navio de assalto anfíbio USS Bataan navega pelo mar Vermelho em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
O Pentágono enviou 2 mil fuzileiros navais e marinheiros para as águas ao largo da costa de Israel como parte de uma "demonstração de força" na região, informou a CNN citando autoridades norte-americanas não identificadas.
Liderada pela 26ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais, a "força de resposta rápida" dirige-se a Israel a bordo do USS Bataan, um navio de assalto anfíbio anteriormente estacionado no Golfo de Omã, disseram autoridades ao canal na segunda-feira (16).
As fontes não especificaram o destino exato do destacamento, nem se ele se juntaria a dois grupos de ataque de porta-aviões dos EUA, um deles já estacionado no Mediterrâneo Oriental e outro que está a caminho.
As mobilizações navais destinam-se alegadamente a "enviar uma mensagem de dissuasão ao Irã e ao grupo militante libanês Hezbollah".
A 26ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais faz parte do Bataan Amphibious Ready Group. Nos últimos dias, ela esteve perto do Kuwait como parte de um exercício militar agendado no país, mas partiu mais cedo "como resultado de eventos emergentes", disse a capitã Angelica White, porta-voz da unidade, ao Marine Corps Times na semana passada.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, ao centro, escoltado por membros do Hezbollah e legisladores, aponta para o lado israelense durante visita ao parque do Irã, na vila de Maroun el-Rass, na fronteira Líbano-Israel. Sul do Líbano, 28 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
Irã diz que pode realizar 'ação preventiva' contra Israel

EUA já haviam ordenado a prontidão de outros 2 mil soldados

Separadamente, no último domingo (15), o secretário de Defesa, Lloyd Austin, emitiu uma ordem para que 2 mil soldados se preparassem para uma potencial missão de "apoio logístico e médico" em Israel. Estas últimas tropas, destacaram o governo e a mídia americana, não se destinam a servir funções de combate.
Embora as autoridades tenham dito que a medida teria como objetivo "prevenir uma guerra regional mais ampla", o planejamento surge num momento em que alguns legisladores dos EUA pressionam por uma ação militar direta no Médio Oriente.
Durante uma reunião com a CNN na semana passada, o senador republicano Lindsey Graham declarou: "Se houver uma escalada desta guerra contra Israel, a culpa será do Irã, que isto sirva de aviso".
Questionado sobre se Washington deveria "bombardear o Irã", mesmo sem provas de que o país ajudou o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro, Graham simplesmente respondeu: "Sim".
Cerca de 1.400 pessoas foram mortas em Israel no último surto, de acordo com as autoridades locais, enquanto as autoridades palestinas relataram mais de 2.800 mortes em Gaza.
Forças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
EUA dobram o poder de fogo no Oriente Médio para conter um grande conflito, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала