- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã diz que pode realizar 'ação preventiva' contra Israel

© AP Photo / Mohammed ZaatariO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, ao centro, escoltado por membros do Hezbollah e legisladores, aponta para o lado israelense durante visita ao parque do Irã, na vila de Maroun el-Rass, na fronteira Líbano-Israel. Sul do Líbano, 28 de abril de 2023
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, ao centro, escoltado por membros do Hezbollah e legisladores, aponta para o lado israelense durante visita ao parque do Irã, na vila de Maroun el-Rass, na fronteira Líbano-Israel. Sul do Líbano, 28 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que uma "ação preventiva" por meio do Eixo da Resistência contra Israel é "concebível". A fala foi dita durante uma entrevista à televisão estatal iraniana.
"Nas próximas horas, podemos esperar uma ação preventiva por parte da frente de resistência", disse o ministro.
Amir-Abdollahian também alertou os EUA a "parar com os crimes contra civis antes que seja tarde demais". As falas foram confirmadas pelo jornalista da Al Jazeera, Ali Hashem, em sua conta no X, antigo Twitter.
Nos últimos dias Amir-Abdollahian tem alertado frequentemente que a invasão de Gaza pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) pode significar um novo capítulo no conflito com a abertura de novas frentes.
Bairro fica completamente destruído após ataque aéreo de Israel. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Panorama internacional
Analistas: entrada do Irã no conflito palestino-israelense causaria golpe na economia global
O termo "Eixo da Resistência" tem sido utilizado há anos para se referir a um grupo de movimentos e organizações políticas do Oriente Médio que são contrários aos Estados Unidos, a Israel e a seus aliados na região, como a Arábia Saudita.
A maior parte dos movimentos do grupo adere à corrente xiita do Islã e vê em seu líder, o aiatolá Ali Khamenei, um guia espiritual e político.
O mais famoso entre esses movimentos é o Hezbollah, ativo principalmente no Líbano e liderado por Hassan Nasrallah. O grupo militante por enquanto atuou no embate entre Israel e Hamas de maneira contida, declarando seu apoio e disparando mísseis em "solidariedade".
O Hamas, principal grupo que lidera os embates que estão acontecendo em Gaza e em Israel, recebe apoio do Irã. Porém, é de ideologia sunita e possui relações amigáveis com o Qatar e a Turquia, o que lhe garante certa independência do Eixo.
Militantes palestinos do movimento Jihad Islâmica participam de um desfile militar anti-Israel que marca o 36º aniversário da fundação do movimento. Cidade de Gaza, 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Panorama internacional
Quais são os grupos militantes palestinos lutando contra Israel?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала