- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas diz que pode libertar reféns caso Israel interrompa ataques aéreos em Gaza

© AP Photo / Fatima ShbairAtaque aéreo de Israel contra cidade palestina deixa nuvem de fumaça. Faixa de Gaza, 11 de outubro de 2023
Ataque aéreo de Israel contra cidade palestina deixa nuvem de fumaça. Faixa de Gaza, 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
O movimento Hamas garantiu nesta segunda-feira (16) que pode libertar quase 200 reféns caso Israel interrompa os ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. A afirmação é do porta-voz do ministro das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani.

"Estão prontos para tomar as medidas necessárias para libertar os cidadãos e civis detidos por grupos de resistência, mas o que eles querem dizer é que tais medidas exigem preparativos que são impossíveis sob o bombardeio diário dos sionistas [israelenses] contra várias partes de Gaza", disse Kanaani em uma entrevista coletiva em Teerã.

Além disso, há interesse do Hamas em trocar os reféns por palestinos detidos, o que já ocorreu em acordos unilaterais no passado. Atualmente, cerca de 4,5 mil palestinos estão presos em unidades penitenciárias israelenses.
O ataque-surpresa de foguetes contra Israel no dia 7 de outubro levou o país a declarar guerra contra o Hamas. Os bombardeios se concentram na Faixa de Gaza, que ainda pode ver um combate por terra, já que Israel convocou mais de 360 mil reservistas.
O presidente russo, Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
Putin apresenta a Netanyahu medidas da Rússia para normalizar a situação na Faixa de Gaza
Conforme autoridades médicas palestinas e israelenses, mais de quatro mil pessoas já morreram por conta do conflito e outras 13 mil estão feridas. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelam, ainda, que pelo menos 700 crianças foram mortas em Israel e na Faixa de Gaza.

Ações não representam o povo palestino

Ainda nesta segunda-feira (16), o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse que as ações do Hamas — grupo responsável pelo ataque surpresa que levou Israel a declarar guerra — "não representam o povo palestino". A afirmação aconteceu durante conversa por telefone com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Além disso, Mahmoud Abbas lembrou que a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é a única representante legítima do seu povo.
No mesmo comunicado, Abbas "reiterou a necessidade de parar os ataques que atingem os civis palestinos e criar corredores seguros para a entrada de suprimentos médicos e alimentares, bem como fornecer água e eletricidade ao povo de Gaza".
Até o momento, mais de 320 mil pessoas já ficaram desabrigadas em Gaza por conta do conflito entre Israel e Hamas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала