- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OMS alerta que Faixa de Gaza tem só 24 horas de água e combustível

© AP Photo / Hatem AliPalestinos se aglomeram na fronteira com o Egito para tentar deixar o território. Faixa de Gaza, 16 de outubro de 2023
Palestinos se aglomeram na fronteira com o Egito para tentar deixar o território. Faixa de Gaza, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
Diante da escalada do conflito entre Israel e o Hamas e dos bloqueios à Faixa de Gaza, que já duram quase uma semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta segunda-feira (16) sobre a reserva de água, eletricidade e combustível no território. Conforme a agência, restam apenas 24 horas para todos esses recursos acabarem.
A situação só pode ser revertida com a chegada da ajuda humanitária, que tem enfrentado resistência do governo israelense, responsável pelo bloqueio. Ainda segundo a OMS, o território onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas está cada vez mais próximo de uma "verdadeira catástrofe".
O trecho de fronteira entre Gaza e Egito, o único que não é controlado por Israel, também sofre com o conflito e está fechado desde a semana passada. Toda a ajuda humanitária com insumos básicos ainda não passou pelo posto por falta de acordo entre as duas nações.
Na cidade de Metula, no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano, pessoas hasteiam bandeiras do Hezbollah, Líbano e Palestina durante manifestação em solidariedade aos palestinos, nos arredores da aldeia do sul do Líbano de Kfarkila. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
'Israel não tem interesse em ocupar Gaza', mas quer 'destruir Hamas', diz embaixador do país na ONU
Segundo o governo egípcio, a entrada só pode ser realizada enquanto o sul de Gaza não estiver sendo bombardeado por Tel Aviv. Os últimos dados disponíveis apontam que mais de 4 mil pessoas já foram mortas na Faixa de Gaza e em Israel, enquanto outras 13 mil já ficaram feridas por conta do conflito.
Israel descartou qualquer trégua para o envio de alimentação, medicamentos e outros itens. Na última sexta (13), o Conselho de Segurança da ONU chegou a se reunir para negociar uma saída para o problema, mas não houve acordo.

A história do conflito entre Israel e Palestina

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas votou a criação de dois Estados — um judeu e um árabe — na margem ocidental do rio Jordão, ao mesmo tempo em que Jerusalém manteria o status de zona internacional.
Em 14 de maio de 1948, Israel declarou sua independência. Imediatamente depois, Egito, Síria, Jordânia, Líbano e Iraque começaram uma guerra contra o Estado recém-formado.
Durante a Guerra dos Seis Dias (1967), Israel ocupou a Faixa de Gaza e a Cisjordânia (margem ocidental do rio Jordão), incluindo Jerusalém Oriental. Surgiram as colônias de judeus em terra palestina, levando ao deslocamento em massa de palestinos.
Em 29 de novembro de 2012, a Palestina recebeu o status de Estado observador na ONU, evento que é amplamente considerado o reconhecimento de fato do Estado palestino pela comunidade internacional.
Vista dos escombros de edifícios atingidos por um ataque aéreo israelense, na cidade de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
Líderes da Rússia, Egito, Síria, Irã e Palestina apelam à trégua na zona de conflito em Gaza
Como resultado de ataques de foguetes a partir da Faixa de Gaza, Israel vem realizando operações contra a infraestrutura do Hamas desde 2008, tendo sido a última em maio de 2023.
Países como Rússia e Brasil têm pedido às duas partes em conflito que cheguem a um cessar-fogo e retornem à mesa de negociações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала