- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Blinken diz que EUA e Israel concordaram em desenvolver plano de acesso a ajuda humanitária em Gaza

© AP Photo / Hatem OmarPalestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008
Palestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos e Israel concordaram em desenvolver um plano para o acesso da ajuda humanitária na Faixa de Gaza, informou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, durante um discurso em Israel nesta segunda-feira (16). Ele confirmou uma viagem do presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel na quarta-feira (18).

"Os Estados Unidos e Israel concordaram em desenvolver um plano que tornará possível entregar ajuda humanitária dos países doadores e de organizações multilaterais aos civis em Gaza, e apenas a eles", declarou.

Na declaração, transmitida pelo canal do Departamento de Estado dos EUA, Blinken acrescentou que o plano inclui a possibilidade de "criar zonas" para a segurança dos civis.
Uma proposta de cessar-fogo humanitário foi feita pela Rússia na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje (16) mais cedo, mas foi rejeitada pelo colegiado.
Desde o dia 7, depois do ataque em escala sem precedentes do Hamas contra Israel, as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza, com ataques aéreos contra alvos, incluindo civis. O Estado judeu também cortou o fornecimento de água, alimentos, eletricidade, medicamentos e combustível ao território.
O número de vítimas fatais na Faixa de Gaza ultrapassou 2 mil, e o número de mortos de residentes israelenses ultrapassou mil. Milhares de israelenses e palestinos ficaram feridos.
Bairro fica completamente destruído após ataque aéreo de Israel. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Bombardeio feroz a Gaza é 'apenas o começo', diz Netanyahu
Também nesta segunda-feira o Hamas prometeu libertar quase 200 reféns caso Israel interrompa os ataques aéreos contra a Faixa de Gaza, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani.
O conflito Israel-Palestina tem sido uma fonte de tensão e confrontos desde a década de 1940, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o fluxo migratório de judeus alterou a composição demográfica na região, gerando atritos com os palestinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала