- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maior hospital em Gaza pode se tornar 'vala comum' devido ao bloqueio elétrico da cidade, diz médico

© AP Photo / Ramez MahmoudPalestinos removem um cadáver dos escombros de um prédio após um ataque aéreo israelense. Faixa de Gaza, 9 de outubro de 2023
Palestinos removem um cadáver dos escombros de um prédio após um ataque aéreo israelense. Faixa de Gaza, 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Nos siga no
O diretor de um hospital em Gaza avisa que, se os geradores ficarem sem combustível, o hospital "se transformará em uma vala comum". A comunidade internacional precisa fornecer urgentemente equipamento médico, hospitais de campanha e combustível para os geradores.
Em face da recente decisão de Israel de impor um bloqueio de grande escala à Faixa de Gaza, é urgente estabelecer corredores humanitários para evacuar todos os feridos, disse o chefe do hospital Al-Shifa em Gaza, Muhammad Abu Salima, à Sputnik.
Os militares israelenses disseram que estavam se preparando para "ataques aéreos, marítimos e terrestres combinados e coordenados".
Anteriormente, o governo israelense anunciou um bloqueio total na Faixa de Gaza, que está atualmente sob fogo constante das Forças de Defesa de Israel. Lá não há nem eletricidade, nem comida, nem água, nem combustível.
O número de feridos em Gaza já excedeu a capacidade do maior complexo médico, Al-Shifa, da cidade.
"Em apenas oito dias, o número de mortos e feridos ultrapassou o número total de vítimas em 51 dias do conflito de 2014. Os feridos que encontramos nas ruas não podem nem mesmo ser admitidos no hospital porque nossas unidades de cirurgia e de terapia intensiva estão completamente lotadas", disse o chefe do hospital.
"Chegamos a um ponto em que precisamos comparar as lesões", afirmou Muhammad Abu Salima.
O diretor do hospital Al-Shifa acrescentou que pediu à comunidade internacional para "estabelecer corredores humanitários seguros para evacuar os feridos de Gaza".
A comunidade internacional também precisa fornecer urgentemente o equipamento médico necessário e medicamentos, estabelecer hospitais de campanha e fornecer combustível para o hospital, salientou o médico.
O hospital "vai se transformar numa vala comum se os geradores ficarem sem combustível devido à falha total de energia", explicou Salima.
O diretor do hospital afirmou ainda que está em contato permanente com a Organização Mundial de Saúde, a Cruz Vermelha Internacional e todas as organizações que trabalham em Gaza. A Cruz Vermelha Internacional e todas as organizações internacionais não podem se deslocar sem a autorização dos israelenses.
Mais de 40 ambulâncias já foram atingidas por "estes crimes sem precedentes", resumiu ele.
Militantes palestinos disparam foguetes contra Israel a partir de Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 11 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Panorama internacional
Exército israelense adia início da operação terrestre, diz mídia
Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала