- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ideia impensável de guerra simultânea com Rússia e China está ganhando peso nos EUA, alerta mídia

Míssil Padrão 6 (SM-6) - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2023
Nos siga no
Relatório de um painel bipartidário nomeado pelo Congresso refere a propagação entre a elite dos EUA da outrora impensável ideia da possibilidade de uma guerra nuclear simultânea com a Rússia e a China, escreve Global Times.
Destaca-se que o conflito simultâneo com a Rússia e a China tem sido considerado um "pesadelo estratégico", sobre o qual alertavam figuras proeminentes da geopolítica tais como o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger.
"Este relatório nos faz pensar que o 'pesadelo estratégico' está penetrando na agenda política dos EUA, mas não causa a devida preocupação e cautela em Washington", destaca jornal chinês.
A mídia ressalta que as recomendações específicas deste relatório "causam calafrios na espinha" naqueles que ainda mantêm alguma racionalidade básica. O documento recomenda que os EUA implantem mais ogivas nucleares e produzam mais bombardeiros, mísseis de cruzeiro, submarinos de mísseis balísticos, armas nucleares não estratégicas e assim por diante.
Segundo o jornal, os EUA estão acelerando a corrida armamentista nuclear sob o pretexto de "dissuasão nuclear", esquecendo as lições da Guerra Fria.
"Todos entendem que provocar um conflito entre potências nucleares é uma loucura", conclui o GT.
O cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga, o USS Antietam, navega no mar do Sul da China, 6 de março de 2016. - Sputnik Brasil, 1920, 14.07.2023
Panorama internacional
Cerca de metade dos submarinos dos EUA estão desativados e aguardando reparo, diz mídia
O relatório do painel interpartidário descrito na notícia foi publicado nesta quinta-feira (12). Seus autores declararam que as forças nucleares dos EUA não estão preparadas para um conflito "cada vez mais provável" com a Rússia e a China, apontando para a necessidade de "mudanças quantitativas e estruturais" no arsenal nuclear do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала