- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataques aéreos de Israel matam 70 e ferem 200 palestinos que se deslocavam para o sul de Gaza

© AP Photo / Fatima ShbairPalestinos lamentam parentes mortos em um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Palestinos lamentam parentes mortos em um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza, em 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Nos siga no
Ataque vem na esteira da ordem dada por Israel de evacuação em massa de cerca de 1,1 milhão de palestinos do norte para o sul do território.
O Ministério da Saúde da Palestina informou que ataques aéreos israelenses mataram pelo menos 70 palestinos e deixaram 200 feridos em Gaza, quando tentavam se deslocar do norte para o sul da Faixa de Gaza.
A ordem de evacuação foi fortemente criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Rússia e por organizações de ajuda humanitária, que alertam que uma evacuação dessa magnitude tem potencial para causar uma tragédia humanitária.
Bairro fica completamente destruído após ataque aéreo de Israel. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Bombardeio feroz a Gaza é 'apenas o começo', diz Netanyahu
Mais cedo, o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, fez fortes críticas a Israel pela ordem de evacuação e pelo bloqueio total imposto à região.

"O bombardeio indiscriminado de zonas residenciais em Gaza, o corte no fornecimento de água e eletricidade, o bloqueio, que nos lembra o cerco de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial, também são inaceitáveis. A exigência de evacuar mais de 1 milhão de civis, em 24 horas, e reuni-los em um gueto virtual no sul do território também é inaceitável e pode levar a consequências catastróficas irreversíveis na região e no mundo", disse Nebenzya.

Os ataques israelenses também causaram a morte de jornalistas desde o início do conflito, no último sábado (7). Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, foram 11 jornalistas mortos em decorrência do conflito, sendo nove palestinos, um libanês e um israelense.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала