- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula pede a presidente israelense por corredor humanitário

© AFP 2023 / Ed JonesO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU. Nova York, 19 de setembro de 2023
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU. Nova York, 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o chefe de Estado de Israel, Isaac Herzog, na noite de quinta-feira (12). O líder brasileiro aproveitou a oportunidade para condenar os ataques do Hamas ao país e pedir ao israelense pelo estabelecimento de um corredor humanitário.
"Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra", afirmou Lula.
O corredor humanitário é uma zona especial desmilitarizada em uma região de conflito. A área tem como objetivo permitir a passagem segura de refugiados para fora da zona de combate e a entrada de ajuda humanitária.
O Brasil, que atualmente ocupa a posição de presidência do Conselho de Segurança da ONU, tem articulado na organização e com seu presidente, António Guterres, o estabelecimento de um corredor desse tipo ligando a Faixa de Gaza ao Egito.
Reunião do Conselho de Segurança da ONU. Nova York, setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Panorama internacional
Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU: neutralidade ou reposicionamento?
O enclave palestino é completamente circundado por Israel, com exceção de sua fronteira ao sul com o Egito, onde apenas a passagem de Rafah não é controlada pelo Estado israelense. No entanto, essa região tem visto forte bombardeios por parte das Forças de Defesa de Israel (FDI), impedindo o trânsito de pessoas.
"Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", disse o presidente.
Palestinos inspecionam danos após ataque aéreo de Israel em Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Panorama internacional
Brasil entre Israel e Palestina: poderia a diplomacia brasileira contribuir para o fim do conflito?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала