- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel e Casa Branca criticam Trump por chamar Hezbollah de inteligente e Netanyahu de despreparado

© AP Photo / George Walker IVDonald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), fala durante Convenção do Partido Republicano da Carolina do Norte em Greensboro, Carolina do Norte, EUA, 10 de junho de 2023
Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017-2021), fala durante Convenção do Partido Republicano da Carolina do Norte em Greensboro, Carolina do Norte, EUA, 10 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Nos siga no
Israel e a Casa Branca condenaram nesta quinta-feira (12) os comentários do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, nos quais ele elogiou o Hezbollah, e criticou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Trump, que é o favorito para se tornar o candidato presidencial do Partido Republicano em 2024, chamou o Hezbollah libanês, um inimigo jurado de Israel, de "muito inteligente" e acusou Netanyahu de "não estar preparado" para o ataque do Hamas, que também matou 22 americanos.
O ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, disse que os comentários do republicano aos apoiadores e em uma entrevista na televisão na noite de quarta-feira (11) mostraram que ele não era confiável.

"É vergonhoso que um homem como esse, um ex-presidente dos EUA, seja cúmplice de propaganda e divulgue coisas que ferem o espírito dos combatentes de Israel e dos seus cidadãos", disse Karhi citado pela Reuters.

Já o vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Andrew Bates, classificou os comentários de Trump como "perigosos e desequilibrados".

"Não sabemos por que algum americano elogiaria uma organização terrorista apoiada pelo Irã como inteligente", disse Bates.

O ex-vice-presidente de Trump, Mike Pence, outro rival em 2024, também criticou o ex-parceiro de chapa: "Este não é o momento para qualquer ex-presidente ou qualquer outro líder americano enviar qualquer mensagem que não seja a de que a América está ao lado de Israel".
Bombardeio de edifícios na cidade palestina de Gaza em 8 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.10.2023
Panorama internacional
Israel condiciona ajuda humanitária a Gaza à libertação de reféns do Hamas, diz mídia
A situação na Faixa de Gaza está muito crítica para os mais de dois milhões de civis que moram no enclave, incluindo 28 brasileiros. Israel decidiu cortar a água e eletricidade do território até que o Hamas solte os reféns. Entretanto, comida também não está chegando.
A Cruz Vermelha alertou nesta tarde que hospitais em Gaza podem virar "necrotérios" por falta de energia, segundo a revista Exame.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала