DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Descoberto sepultamento de mulher no Egito com pedra de bexiga calcificada (FOTO)

© Sputnik / Sergei Mamontov / Acessar o banco de imagensO templo mortuário de Hatexepsute, perto de Luxor
O templo mortuário de Hatexepsute, perto de Luxor - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Nos siga no
Na antiga cidade de Akhetaton, capital no tempo do faraó egípcio Akhenaten (1353 – 1332 a.C.), os arqueólogos desenterraram um sepultamento de uma mulher adulta que viveu na segunda metade do II milênio a.C.
Além dos restos mortais, os arqueólogos descobriram um objeto calcificado com cerca de quatro centímetros de comprimento. De acordo com um artigo publicado no International Journal of Paleopathology, aparentemente trata-se de uma pedra extraída da bexiga.
Na margem leste do Nilo, a cerca de 300 km do Cairo, está situado o sítio arqueológico Amarna, local da antiga cidade de Akhetaton, a capital construída pelo faraó Akhenaten conhecido como Amenhotep IV. Akhetaton era uma cidade com palácios e templos ricamente decorados. Entretanto, a cidade foi abandonada pouco depois da morte do faraó.
© Foto / Gretchen Dabbs / International Journal of Paleopathology, 2023Pedra de bexiga calcificada encontrada em um antigo túmulo no Egito
Pedra de bexiga calcificada encontrada em um antigo túmulo no Egito  - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Pedra de bexiga calcificada encontrada em um antigo túmulo no Egito
Gretchen Dabbs, especialista da Universidade do Sul de Illinois, relatou sobre os resultados dos trabalhos de escavação do sepultamento. Ela destacou que a mulher desenterrada em vida tinha fraturado um dos membros.
Silhuetas de policiais em frente à Grande Pirâmide do Egito (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Ciência e sociedade
Arqueólogos descobrem em uma pirâmide no Egito 8 câmaras misteriosas (FOTOS)
Entretanto, o mais curioso foi a descoberta de um objeto calcificado com mais de quatro centímetros de comprimento. A cor do objeto não é uniforme, ela varia da cor do marfim ao marrom claro. Ao estudar a morfologia, tamanho e o interior do objeto Dabbs chegou à conclusão que provavelmente trata-se de uma pedra da bexiga.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала