DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pegadas antigas antecipam chegada dos humanos à América do Norte, segundo novo estudo

© Foto / Serviços do Parque Nacional, USGS e Universidade de BournemouthPegadas encontradas no atual estado norte-americano do Novo México poderiam ter pertencido a crianças ou adolescentes
Pegadas encontradas no atual estado norte-americano do Novo México poderiam ter pertencido a crianças ou adolescentes - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023
Nos siga no
Os cientistas identificaram as pegadas humanas mais antigas da América do Norte ao percorrerem o Parque Nacional White Sands, em Novo México, relatou o jornal Science.
O Parque Nacional White Sands, no sul do Novo México, é conhecido por suas dunas coloridas com gesso que se estendem por centenas de quilômetros quadrados. Porém, no auge da última Era do Gelo, a região era mais úmida e rica em vegetação.
Mamutes, preguiças gigantes e outros animais caminhavam pelas margens lamacentas de lagos rasos, que aumentavam e diminuíam de tamanho conforme as estações do ano. Ao que parece, o homem também já habitava esta região.
© Foto / Matthew Robert Bennett et al.Pegadas encontradas no atual estado norte-americano do Novo México poderiam ter pertencido a crianças ou adolescentes
Pegadas encontradas no atual estado norte-americano do Novo México poderiam ter pertencido a crianças ou adolescentes - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023
Pegadas encontradas no atual estado norte-americano do Novo México poderiam ter pertencido a crianças ou adolescentes
A datação das pegadas levou vários anos. De acordo com os dados iniciais, sua idade é de 21 mil a 23 mil anos. Este resultado foi baseado na análise por radiocarbono das sementes de Ruppia (Ruppia cirrhosa) encontradas na rocha fossilizada. Mas muitos especialistas descobriram que não é totalmente confiável.
Os autores do novo estudo fizeram uma nova datação baseada no pólen de coníferas. As coníferas são terrestres, o que significa que qualquer carbono fixado nelas teria sido carbono atmosférico, e não está sujeito à mesma margem de erro que o carbono aquático.
Para cada uma das três faixas, a equipe do US Geological Survey liberou 75.000 grãos de pólen e realizou a datação por carbono. Eles também analisaram fragmentos de quartzo encontrados nas impressões para determinar o período que estiveram sob a luz solar.
Os resultados mostraram que o pólen das coníferas apareceu entre 22.600 e 23.400 anos atrás, e o quartzo viu a luz solar pela última vez cerca de 21.500 anos atrás.
Inicialmente, em 2021, os cientistas assumiram que as pegadas no parque datam de 21.000 -23.000 anos. Agora, eles concluíram que os novos dados confirmam de forma convincente a existência de povos antigos na América do Norte durante o último máximo glacial, relata a Science.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала