- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Irã acusa Israel sobre ataque terrorista em colégio na Síria

© AP Photo / Baderkhan AhmadVeículos militares dos EUA em uma patrulha na zona rural perto da cidade de Qamishli, Síria, 4 de dezembro de 2022
Veículos militares dos EUA em uma patrulha na zona rural perto da cidade de Qamishli, Síria, 4 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023
Nos siga no
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, acusa Israel de participar do ataque terrorista com drones contra uma academia militar em Homs, na região leste da Síria. No momento do disparo dos explosivos ocorria uma formatura. Os últimos dados do governo local apontam 89 pessoas mortas e 277 vítimas.

"A responsabilidade recai sobre os ocupantes das terras sírias [Israel] que atentam contra a soberania nacional do país", afirmou à imprensa iraniana.

O atentado levou o governo de Bashar al-Assad a decretar luto oficial de três dias. Desde 2011, o país vive um conflito entre as forças governamentais e grupos armados de oposição, incluindo organizações terroristas.
Damasco acusa Israel de financiar sistematicamente ataques ao território sírio, o que chegou a ser denunciado no Conselho de Segurança da ONU. Para o governo sírio, essas tentativas infringem a soberania local e ameaçam a estabilidade regional.
O chefe de Estado-Maior do Irã, Mohammad Bagheri, reafirmou a disposição do país em cooperar com a Síria na luta contra o terrorismo.

"Expressamos enérgica condenação a este crime e condolências ao governo, ao povo e às Forças Armadas da Síria, e apoiamos as famílias das vítimas. Pedimos a Deus uma pronta recuperação dos feridos no incidente", enfatizou.

A autoridade também reforçou que as Forças Armadas do Irã seguem à disposição para "continuar e aprofundar a cooperação na luta mais séria contra o terrorismo, suas raízes e fatores".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала