Cientistas russos desenvolvem diagnóstico de diferentes tipos de câncer em minutos pelo hálito

© Foto / PixabayImagem ilustrativa de amostras em um laboratório
Imagem ilustrativa de amostras em um laboratório - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023
O novo método de diagnóstico permite rastrear precocemente o desenvolvimento do câncer de pele, melanoma, além do glioma, que é um dos tipos mais agressivos de câncer cerebral.
Um grupo de cientistas russos da Universidade Estatal de Tomsk desenvolveu um teste que pode detectar em minutos traços de várias doenças graves, entre elas o câncer, pelo hálito ou por gota de sangue de uma pessoa.
No caso do hálito, o diagnóstico é feito por meio das trocas gasosas, em que os marcadores moleculares que se associam a um processo patológico são captados. O método já foi aprovado clinicamente em pacientes com tuberculose. Testes com voluntários que tiveram infarto do miocárdio primário também obtiveram resultados promissores.
O importante não é tanto o conjunto do composto analisado, mas a relação entre as concentrações, como, por exemplo, a presença elevada de amônia, que pode ser um sinal de diabetes, explicou à Sputink o cientista Denis Vrazhnov, um dos integrantes da pesquisa.
Com base em modelos matemáticos, o grupo pesquisou perfis moleculares multicomponentes característicos de certas doenças e produziu, a partir de compostos conhecidos, misturas de moléculas em uma concentração para cada um dos perfis. Com o uso de uma rede neural, testaram os resultados em amostras reais de fluidos e tecidos biológicos extraídos de pacientes.

"Nosso método de diagnóstico baseia-se na análise de componentes de tecidos biológicos ou ar exalado, na busca de biomarcadores moleculares", disse o pesquisador.

A pesquisa também se utilizou da inteligência artificial na interpretação dos dados, o que minimiza o risco de erros no prognóstico. Durante os experimentos, os investigadores descobriram que a forma do perfil permite rastrear precocemente o desenvolvimento do câncer de pele, melanoma, e do glioma, este um dos tipos mais agressivos de câncer cerebral.
Normalmente o glioma é detectado nas fases avançadas, quando o paciente apresenta sintomas como fortes dores de cabeça e náuseas. Esse estudo foi feito com ratos que tiveram células cancerígenas implantadas no tecido cerebral. Os cientistas descobriram que os perfis moleculares de um cérebro saudável e de um doente são totalmente distintos. "Além disso, é diferente para tumores e inflamações", acrescentou Vrazhnov.
Células cancerosas - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2023
Pesquisadores desenvolvem o 1º microrrobô do mundo capaz de navegar dentro de células (VÍDEO)
Os investigadores acreditam que diagnósticos rápidos baseados em perfis moleculares prometem uma ampla aplicação prática, não apenas na medicina, como também na área forense, em sistemas de inspeção e controle, entre outras.