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Marinha do Brasil gastou R$ 37 mi para afundar porta-aviões São Paulo, 3 vezes o valor de sua venda

© FolhapressPorta-aviões São Paulo chega à baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), em 17 de fevereiro de 2001
Porta-aviões São Paulo chega à baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), em 17 de fevereiro de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
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Documentos apontam que o tempo que se levou para decidir afundar o navio custou aos cofres públicos mais do que o triplo do valor que havia sido pago ao governo brasileiro pela carcaça da embarcação.
A história do porta-aviões São Paulo, o maior porta-aviões que o Brasil já teve, foi uma verdadeira saga desde o ano passado até fevereiro deste ano, quando foi afundado.
Sete meses após ter imergido nas águas do Atlântico, a embarcação ainda gera discussão, não só pelo mais que possível dano ambiental futuro que vai causar, mas também pela forma como foi afundado.
De acordo com dados obtidos pelo G1, a Marinha gastou mais de R$ 37,2 milhões para afundar, ou seja, três vezes o valor de sua venda para um estaleiro turco, que foi de R$ 10 milhões. Ao todo, 298 militares trabalharam na operação, segundo o Estado-Maior da Armada, que respondeu a um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em 3 de fevereiro, apesar dos protestos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o antigo porta-aviões foi afundado em uma área a 350 quilômetros da costa de Pernambuco. A profundidade do local é de cinco mil metros.
Porta-aviões brasileiro São Paulo (A12) - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023
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Mídia: Brasil será execrado internacionalmente por ter afundado porta-aviões, dizem ambientalistas

Relembre o caso

O São Paulo foi o único porta-aviões da Marinha brasileira. O Brasil adquiriu a enorme embarcação – de 266 metros de comprimento e 32,8 mil toneladas – da França no ano 2000.
A embarcação serviu para força até 2014. Com o passar do tempo, considerando o alto custo de manutenção e a evolução tecnológica que hoje privilegia porta-aviões menores para operações com drones, a Marinha decidiu desativá-lo em 2017.
© Folhapress / Jarbas OliveiraO então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e convidados no convés durante a cerimônia de transferência do porta-aviões São Paulo em seus áureos tempos para o setor operativo da Marinha no Porto de Santos - SP em 28 de abril de 2001
O então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e convidados no convés durante a cerimônia de transferência do porta-aviões São Paulo em seus áureos tempos para o setor operativo da Marinha no Porto de Santos - SP em 28 de abril de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
O então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e convidados no convés durante a cerimônia de transferência do porta-aviões São Paulo em seus áureos tempos para o setor operativo da Marinha no Porto de Santos - SP em 28 de abril de 2001
O casco foi vendido para o estaleiro turco Sök em 2021 em um leilão. No dia 4 de agosto do ano passado a embarcação saiu do Brasil rumo à Turquia. Ao zarpar do território brasileiro, uma liminar da Justiça tentou impedir sua saída, alegando que o porta-aviões não foi leiloado com transparência, mas mesmo assim o navio seguiu seu rumo.
Durante a viagem, com a forte pressão internacional pelo seu alto grau de risco ambiental, sendo até monitorado pelo Greenpeace, o porta-aviões foi barrado pelo governo britânico e turco de continuar sua jornada.

A Arábia Saudita chegou a fazer uma oferta pelo porta-aviões, sob a qual "todo e qualquer custo operacional com eventuais reparos estruturais no navio, retirada de resíduos tóxicos e transporte para um estaleiro de desmanche com certificação internacional", mas a força brasileira não aceitou.

Ao voltar para o Brasil, nenhum porto o quis receber pelos mesmos motivos e o estaleiro turco acabou o abandonando. Após meses vagando pela costa pernambucana, a Marinha tomou o controle da embarcação e a afundou.
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