- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Caça F-16 dos EUA abate drone turco na Síria após ter alerta ignorado

© AFP 2023 / Javier TorresOs caças F-16 da Força Aérea participam do desfile militar anual em comemoração ao Dia das Glórias do Exército, tradição nos feriados do Dia da Independência, no Parque O'Higgins, em Santiago, no dia 19 de setembro de 2023
Os caças F-16 da Força Aérea participam do desfile militar anual em comemoração ao Dia das Glórias do Exército, tradição nos feriados do Dia da Independência, no Parque O'Higgins, em Santiago, no dia 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos abateram nesta quinta-feira (5) um drone turco armado que operava perto de suas tropas na Síria. O ocorrido marca a primeira vez que os EUA abatem uma aeronave turca, sua parceira na OTAN.
Duas autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato à Reuters, afirmaram que um F-16 abateu o drone turco depois que os americanos ligaram várias vezes para autoridades militares turcas para avisá-los de que estavam operando perto das forças terrestres dos EUA. As autoridades disseram que se acredita que o drone turco esteja armado.
Ao mesmo tempo, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos e uma fonte de segurança local disseram que a coligação liderada pelos EUA abateu um drone turco perto de uma base no nordeste da Síria.
Já um funcionário do Ministério da Defesa turco disse que o drone abatido pela coligação não pertencia às Forças Armadas turcas, mas não disse de quem era propriedade.
O incidente ocorre num momento delicado para as relações Washington-Ancara, com os Estados Unidos esperando que a Turquia ratifique a adesão da Suécia à OTAN.
Dois F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA voam em formação durante uma missão de apoio à Operação Allied Force da OTAN, 20 de abril de 1999 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Panorama internacional
EUA dizem que 'esperanças' da Turquia sobre F-16 dependem da adesão sueca à OTAN: 'Há muito em jogo'
Embora os Estados Unidos nunca tenham abatido um avião turco antes, as tensões aumentaram e houve situações de risco. Em 2019, as tropas dos EUA no norte da Síria foram alvo de fogo de artilharia de posições turcas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала