- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Secretário de Estado dos EUA pressionará Hungria e Turquia a ratificar adesão da Suécia à OTAN

© AFP 2023 / Elijah NouvelageAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala com a mídia após visita aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA em 5 de maio de 2023 em Atlanta, Geórgia, EUA
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala com a mídia após visita aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA em 5 de maio de 2023 em Atlanta, Geórgia, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023
Nos siga no
O Departamento de Estado dos EUA revelou que o objetivo é completar a adesão da Suécia à OTAN antes da realização da próxima cúpula da OTAN em julho.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, pressionará a Turquia e a Hungria a ratificar a adesão da Suécia à OTAN durante uma reunião informal de ministros das Relações Exteriores na Noruega na próxima semana, informou o Departamento de Estado, citado na sexta-feira (26) pelo jornal norte-americano The Hill.
Blinken viajará na terça-feira (31) para Oslo, a capital do país nórdico, três dias após a segunda e decisiva rodada de eleições presidenciais na Turquia, disputada entre o atual presidente turco Recep Tayyip Erdogan e seu adversário, Kemal Kilicdaroglu.
"Tivemos conversas extensas com o governo turco sobre aliados, incluindo os nossos, uma clara convicção de que a Suécia está pronta para a adesão agora", disse em uma reunião na sexta-feira (26) com repórteres Dereck Hogan, secretário assistente interino para assuntos europeus e euroasiáticos, prevendo a viagem de Blinken.
Bandeira da Suécia - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Panorama internacional
Suécia já 'não tem mais certeza' se vai se juntar à OTAN até julho, diz chanceler do país nórdico
Ele espera que a ratificação pela Hungria e Turquia ocorra antes da cúpula da OTAN em Vilnius, Lituânia, em julho.
O secretário também viajará para a Suécia e a Finlândia.
Tanto a Suécia como a Finlândia submeteram as candidaturas de adesão à Aliança Atlântica em maio de 2022, em resposta à operação militar especial da Rússia na Ucrânia. A candidatura da Finlândia foi aceita, e o país se tornou Estado-membro em 4 de abril de 2023, mas a Hungria e a Turquia impediram até agora a adesão da Suécia por suas críticas à política interna de Budapeste e por não ter extraditado curdos de organizações consideradas terroristas por Ancara, respectivamente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала