- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Alckmin: ampliar mercados via Mercosul e na AL é tarefa 'urgentíssima' para recuperar crescimento

© Flávia Villela / Sputnik BrasilGeraldo Alckmin discursa no 42º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro. Brasil, 5 de outubro de 2023
Geraldo Alckmin discursa no 42º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro. Brasil, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Nos siga no
Especiais
A ampliação de acordos comerciais bilaterais com nações latino-americanas e por meio do Mercosul é prioridade do governo brasileiro para alavancar o comércio exterior e recuperar a indústria do país, declarou nesta quinta-feira (5) o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, durante o 42º Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Rio de Janeiro.
"Temos uma tarefa urgentíssima, que é recuperarmos mercados na América Latina", declarou ele, ao ressaltar que o comércio intrarregional é uma característica do mundo globalizado e que o Mercosul pode ajudar a diversificar a exportação brasileira, hoje muito concentrada em poucos produtos.

"Enquanto no Canadá, Estados Unidos e México 50% do comércio ocorrem intraregionalmente, na União Europeia, 60%, e entre os países das Nações do Sudeste Asiático [ASEAN], 70%, na América Latina, em que há mais vendas de produtos brasileiros com valor agregado, esse percentual é de apenas 26%", frisou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

"É fundamental conquistarmos mais mercados. O Mercosul tem três acordos comerciais: com Israel, Egito e Palestina. Quando não fazemos acordos, não ficamos parados, vamos para trás, porque seu concorrente faz acordos e passa à frente", discursou ele no encerramento do primeiro dia do fórum, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que termina amanhã (6).
Novo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez (à esquerda), recebe o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na posse de Santiago Peña, novo presidente do país vizinho. Assunção, 15 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Panorama internacional
Brasil e Paraguai unem forças regionais contra protecionismo verde no acordo Mercosul-UE
Alckmin destacou os esforços para concretizar o acordo do bloco com a União Europeia e com a Índia:

"Sobre a União Europeia, estamos falando de 800 milhões de pessoas no livre comércio e um quarto do PIB [produto interno bruto] do mundo, que abrem várias oportunidades. No caso da Índia, podemos avançar em complementaridade econômica, pois temos apenas 2% das exportações para este que é o país mais populoso do mundo."

O vice-presidente também citou outros desafios a serem enfrentados, como a burocracia e a enorme quantidade de tributos, que devem ser reduzidos com a reforma tributária:
"O juro é muito elevado, mas a curva é de queda. A carga tributária também é elevada. A reforma vai desonerar completamente o investimento e desonerar a exportação", declarou. "O IVA [Imposto sobre Valor Agregado, que deve substituir cinco tributos] vai desonerar investimentos e exportações."
Alckmim adiantou que nesta sexta-feira (6) terá uma reunião para avançar no programa de modernização do parque industrial brasileiro, através do mecanismo de "depreciação acelerada", instrumento ligado à aquisição e ao envelhecimento das máquinas usadas na produção.

"Vamos renovar as máquinas, ganhar produtividade, eficiência energética, reduzir custos e melhorar a competitividade, que beneficia também o agro e os serviços", completou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала