DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rover da NASA grava impressionante 'demônio de poeira' em superfície de Marte (VÍDEO)

CC0 / / Marte
Marte - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Ao contrário deste fenômeno atmosférico semelhante na Terra, os "demônios de poeira" em Marte são mais fracos e menores, mas desempenham um papel crucial na redistribuição de poeira em todo o planeta, tornando-os sujeitos a interesse científico.
O rover Perseverance da NASA conseguiu gravar um "demônio de poeira" impressionante em ação em Marte durante sua missão de exploração do Planeta Vermelho, revelou a agência espacial dos EUA. O fenômeno gravado na imagem cativante ocorreu em 30 de agosto de 2023, durante o 899º dia marciano da missão.
A gravação compartilhada pela NASA é composta por 21 imagens tiradas em intervalos de quatro segundos e revela um "demônio de poeira" situado a aproximadamente quatro quilômetros de distância do rover que está no Thorofare Ridge.
O turbilhão foi observado movendo-se de leste para oeste a uma velocidade de cerca de 19,3 km por hora, com uma largura estimada de 60 metros.

"Não vemos o topo do 'demônio de poeira', mas a sombra que ele lança nos dá uma boa indicação de sua altura", disse em comunicado Mark Lemmon, cientista planetário do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado, EUA. "A maioria corresponde a colunas verticais. Se este 'demônio de poeira' fosse configurado dessa maneira, sua sombra indicaria que tem cerca de dois quilômetros de altura", acrescentou ele.

Os "demônios" marcianos se formam quando o ar quente ascendente se mistura com as colunas descendentes de ar mais frio, e podem se tornar significativamente maiores do que suas contrapartes terrestres, sendo até mesmo mais prevalentes durante os meses de primavera e verão de Marte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала