DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Agência Espacial Europeia transmite pela 1ª vez imagens de Marte quase em tempo real (VÍDEO)

© Flickr.com / VMC The Mars WebcamMarte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2023
Nos siga no
Com atraso de cerca de apenas 18 minutos para recepção das imagens, espectadores na Terra tiveram a chance de ver Marte quase em tempo real. Esta é a primeira vez na história que uma live desta natureza é realizada.
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) transmitiu através de seu canal no YouTube imagens históricas ao vivo diretamente de Marte.
De acordo com a CNN, as imagens, partilhadas no YouTube, na conta da ESA no Twitter e com o hashtag #MarsLIVE, mostraram o planeta vermelho de uma forma nunca antes vista.
O evento comemorou o 20º aniversário do lançamento do orbitador Mars Express da agência – uma missão para obter imagens mais detalhadas e tridimensionais da superfície do planeta.

"Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes", disse o gerente de operações de espaçonaves do centro de controle de missão da ESA em Darmstadt, na Alemanha, James Godfrey, em um comunicado. "Estou animado para ver Marte como é agora – o mais próximo de um 'agora' marciano possível!"

Segundo a agência espacial, os dados e observações do planeta são obtidos quando uma espaçonave não está em contato direto com a Terra, então as imagens são armazenadas até que possam ser enviadas de volta. A "revolução" por trás deste evento é que pela primeira vez a humanidade experimentou imagens de Marte mais próximas do conceito de "tempo real".
Radiotelescópio CSIRO - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Ciência e sociedade
Cientistas lançam 'mensagem alienígena' de Marte para Terra simulando contato real
Dependendo de onde Marte e Terra estão em suas órbitas ao redor do sol, as mensagens que viajam pelo espaço podem levar de 3 a 22 minutos.
A ESA estimou que levaria cerca de 17 minutos para que a luz necessária para formar as imagens viajassem diretamente de Marte para a Terra e depois outro minuto para passar pelos fios e servidores no solo para iniciar a transmissão ao vivo.
A agência comunicou antes do evento que durante uma hora, novas visões de Marte seriam observadas a cada 50 segundos. No entanto, por algum tempo, as transmissões de Marte foram interrompidas, observaram os cientistas da ESA, porque uma estação terrestre perto de Madri passou por mau tempo.
Por cerca de uma hora de imagens foram enviadas da Mars Express antes que a espaçonave se afastasse demais de Marte. Atualizações adicionais vão ser compartilhadas pela conta da ESA no Twitter.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала