- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FBI cria nova categoria de terrorismo doméstico para incluir apoiadores de Trump, informa mídia

© AP Photo / Yuki IwamuraUm apoiador do ex-presidente Donald Trump protesta do lado de fora da Trump Tower, em Nova York, em 3 de abril de 2023
Um apoiador do ex-presidente Donald Trump protesta do lado de fora da Trump Tower, em Nova York, em 3 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
O FBI está monitorando de perto os movimentos dos apoiadores do ex-presidente Donald Trump. O órgão de segurança teria chegado ao ponto de criar uma nova categoria de extremismo para poder investigar os fãs do ex-líder norte-americano.
Muitas vezes denominados de MAGA, apelido advindo do slogan "Make America Great Again" (Torne a América Grande Novamente, em tradução livre) do ex-presidente, os seguidores de Trump a princípio não se enquadrariam nas definições de grupos extremistas existentes dentro do FBI. A notícia foi dada pelo site Newsweek.
Isso porque a definição da categoria AGAAVE, que lida com extremismo interno e criada para tratar de grupos "antigoverno, antiautoridade e de extremismo violento", tem como definição original apenas o caráter ideológico como motivo de investigação.
Após os atos de 6 de janeiro de 2021, quando manifestantes pró-Trump insatisfeitos com o resultado das eleições de 2020 invadiram o Capitólio, o FBI adicionou a "promoção de objetivos políticos" à definição, podendo enquadrar pela primeira vez esses grupos na definição de terrorismo doméstico.
Donald Trump fala em um comício no estado de Michigan. EUA, 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Panorama internacional
Retorno de Trump à Casa Branca seria um inferno para Europa e Kiev, diz mídia francesa

FBI vai além e cria nova categoria

Em outubro de 2022, o órgão de segurança americano criou a subcategoria "AGAAVE-Outro" para colocar aqueles considerados uma ameaça, mas que não se enquadram nos grupos de anarquistas, milicianos ou de Cidadãos Soberanos, um grupo americano que não vê legalidade na legislação do país. A categoria é definida da seguinte forma:
"Extremistas violentos domésticos que citam motivações antigovernamentais ou antiautoridades para violência ou atividade criminosa não definida de outra forma, como indivíduos motivados por um desejo de cometer violência contra aqueles que têm uma associação real ou suposta com um partido político específico ou facção de um partido político específico."

"O exército de Trump constitui a maior ameaça de violência internamente... politicamente... Essa é a realidade e o problema definido. É com isso que o FBI, como agência de aplicação da lei, tem de lidar", afirmou um agente do FBI entrevistado pela publicação estadunidense.

Apesar de a definição não citar nem Trump nem o Partido Republicano, fontes ouvidas pela publicação afirmam que os apoiadores do ex-presidente foram a causa para a criação da categoria.
Outro agente do FBI ouvido pelo portal ressaltou, no entanto, que a definição foi criada de maneira vaga justamente para lidar com outros cenários possíveis.

"Obviamente, se os apoiantes do Partido Democrata recorrerem à violência, isso [AGAAVE-Outro] também se aplicaria a eles. Não importa que haja uma baixa probabilidade de isso acontecer. Então, sim, em termos práticos, refere-se ao MAGA, embora a linguagem seja cuidadosamente construída para ser totalmente apartidária."

Fuzis de assalto e mísseis apreendidos pela Marinha francesa estavam no convés de um navio do Irã em um local não revelado, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Panorama internacional
EUA enviam mais de 1 milhão de cartuchos de munição apreendida do Irã para Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала