- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA enviam mais de 1 milhão de cartuchos de munição apreendida do Irã para Ucrânia

© AP Photo / Comando Central dos Estados UnidosFuzis de assalto e mísseis apreendidos pela Marinha francesa estavam no convés de um navio do Irã em um local não revelado, 1º de fevereiro de 2023
Fuzis de assalto e mísseis apreendidos pela Marinha francesa estavam no convés de um navio do Irã em um local não revelado, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Washington enviou à Ucrânia mais de 1 milhão de cartuchos de munição iraniana apreendidos ano passado no golfo de Omã, disseram militares norte-americanos nesta quarta-feira (4).
O Comando Central dos EUA (USCENTCOM, na sigla em inglês), responsável pelas operações militares no Oriente Médio, disse que cerca de 1,1 milhões de cartuchos de 7,62 mm foram enviados para Kiev, de acordo com a Reuters.

"Os EUA estão empenhados em trabalhar com os nossos aliados e parceiros para contrariar o fluxo de ajuda letal iraniana na região por todos os meios legais, incluindo sanções dos EUA e da ONU e através de interdições", afirmou o comunicado do USCENTCOM.

Há anos, forças navais dos EUA apreendem armas que se acredita serem do Irã com destino a combatentes apoiados por Teerã no Iêmen, geralmente transportadas por navios de pesca.
Em dezembro do ano passado, a Marinha estadunidense capturou mais de um milhão de cartuchos de munição e outras armas iranianas também no golfo de Omã, conforme noticiado. E foram exatamente esses cartuchos que seguiram para o território ucraniano hoje (4).
O Congresso norte-americano não incluiu nenhum dinheiro novo para a Ucrânia no projeto provisório de gastos que aprovou no sábado (30) para manter o governo federal aberto, destacando a crescente relutância de alguns republicanos em fornecer fundos para Kiev.
Da esquerda para a direita, Joe Biden, presidente dos EUA; Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN; e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, conversam antes de sessão de trabalho sobre a Ucrânia durante a cúpula da OTAN, em Vilnius, Lituânia, 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Panorama internacional
Será possível para Biden continuar a armar a Ucrânia mesmo que fundos do Pentágono para Kiev sequem?
Em fevereiro, o The Wall Street Journal já havia publicado sobre a intenção dos EUA de enviar armas do Irã para Kiev, em um pacote que conteria mais de 5.000 rifles de assalto, 1,6 milhão de cartuchos de munição para armas pequenas, um pequeno número de mísseis antitanque e mais de 7.000 fusíveis de proximidade.
Entretanto, o envio anunciado hoje (4) comportaria apenas armas pequenas, de acordo com a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала