- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Máfia italiana rouba mais de 800 mil litros de querosene de oleoduto da OTAN, relata mídia

© AP Photo / Michael ProbstAeronave militar norte-americana decola da Base Aérea de Ramstein dos EUA em Ramstein, Alemanha, 9 de junho de 2020
Aeronave militar norte-americana decola da Base Aérea de Ramstein dos EUA em Ramstein, Alemanha, 9 de junho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Em 2019, mais de 800.000 litros de querosene desapareceram do sistema de oleodutos da Aliança Atlântica. Quatro anos depois, a polícia financeira italiana descobriu detalhes do esquema criminoso, relata o jornal alemão Frankfurter Allgemeine.
O Sistema de Oleodutos da Europa Central (CEPS, na sigla em inglês) pertence à OTAN e é projetado para o fornecimento ininterrupto de combustível para as bases aéreas da aliança.
Em 2019, foi registrado o roubo de mais de 800.000 litros de querosene, posteriormente vendido em postos de gasolina. Os criminosos desviavam o combustível diretamente de um dos dutos em um campo não muito longe da fronteira entre a França e a Bélgica.
O Frankfurter Allgemeine informa que agora, após "extensa investigação", a polícia financeira da cidade italiana de Rimini revelou os detalhes do caso.
Assim, de acordo com investigação, o responsável pelo crime foi um dos grupos da máfia italiana.

"O querosene roubado foi levado para Itália por uma quadrilha local e vendido ilegalmente a motoristas que desconheciam sua origem", observa o artigo.

A polícia suspeita que alguns dos compradores também podem ter sofrido danos nos seus carros, já que o querosene não era apropriado para automóveis, mas sim para aviões. As autoridades não têm dados sobre a extensão dos danos potenciais.

Além disso, a polícia italiana "estimou a quantidade de combustível roubado em cerca de 900 mil litros", que é maior do que os volumes originalmente declarados.

O caso é particularmente grave porque a rede CEPS é uma parte importante do sistema de defesa da OTAN.

Abrange e conecta as bases na Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo e Países Baixos, em particular as importantes bases militares da OTAN na Alemanha, como Ramstein e Buchtel.

A rede também abastece os aeroportos de Bruxelas, Frankfurt, Amsterdã e Zurique.
Três empresas italianas que usaram seus representantes para vender combustível roubado em várias regiões do país são acusadas de ajudar os criminosos. Antes da venda, o combustível era armazenado em um armazém ilegal e misturado com diesel e óleo.
O serviço de imprensa da OTAN, por sua vez, garantiu que desde 2019 não houve casos semelhantes de roubo.
Carabinieri, policiais ao lado de viatura na Itália - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2023
Panorama internacional
Chefe da máfia italiana Cosa Nostra é detido após 30 anos em fuga (VÍDEOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала