- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan diz que Turquia não espera nada da UE e bloco 'perderá o direito de esperar algo do país'

© AFP 2023 / Adem AltanO presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, gesticula ao fazer um discurso na abertura do 28º mandato, 2º ano legislativo da Grande Assembleia Nacional turca, em Ancara, 1º de outubro de 2023
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, gesticula ao fazer um discurso na abertura do 28º mandato, 2º ano legislativo da Grande Assembleia Nacional turca, em Ancara, 1º de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2023
Nos siga no
A Turquia cumpriu todas as promessas que fez à União Europeia (UE), enquanto espera à sua porta há 60 anos, declarou neste domingo (1º) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em seu discurso na Grande Assembleia Nacional por ocasião da abertura do novo ano legislativo, disse a mídia local.
"Se a UE não corrigir os seus erros", especialmente no que diz respeito aos vistos, que utiliza como uma "sanção velada" contra o país, o bloco "perderá o direito de esperar algo da Turquia", declarou o presidente turco durante seu discurso.
"Quero expressar aqui mais uma vez que não toleramos [...] novas condições ao nosso processo de adesão total, que temos levado a cabo pacientemente até hoje, apesar [das ações] da União Europeia", disse Erdogan.
O líder turco sublinhou que "as recentes decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos foram a gota d’água". "Os membros das organizações terroristas e os seus apoiadores, que se sentem encorajados por esta decisão, não devem se regozijar em vão", alertou.
No final de setembro, o tribunal internacional acusou a Turquia de violar vários artigos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e apelou à república para reformar a sua legislação antiterrorismo.

'Último golpe do terrorismo'

Entretanto, neste domingo dois polícias ficaram feridos em um ataque perto da sede do Ministério do Interior em Ancara.

Em relação a estes acontecimentos, Erdogan observou que "os terroristas que tentam destruir a paz e a segurança na Turquia nunca terão sucesso", relata a mídia local.

O presidente indicou que o ataque deste domingo, em que dois suspeitos foram neutralizados graças à intervenção oportuna da polícia, foi "o último golpe do terrorismo".
Nesta imagem distribuída pela Presidência da Turquia, o presidente, Recep Tayyip Erdogan, inaugura a primeira central nuclear do país por videoconferência, no Palácio Presidencial, em Ancara, em 27 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2023
Panorama internacional
'Sempre fomos autossuficientes': Turquia nunca precisou de ajuda e apoio da UE, diz Erdogan

Nova Constituição

Entre outros temas, Erdogan abordou em seu discurso a promulgação de uma nova Constituição para a república. Segundo o presidente, esta medida deveria ser uma prioridade do Parlamento turco.
"Convido todos os partidos, [...] todos os parlamentares, todas as camadas sociais, todos os que têm uma opinião e uma proposta sobre esta questão, a participarem ao nosso apelo a uma nova Constituição com um entendimento construtivo", declarou.
A atual Constituição da Turquia foi aprovada após o golpe militar de 1980. Desde então, sofreu inúmeras alterações. Segundo o presidente turco, a atual Carta Magna não pode refletir a realidade atual da república.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала