- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia pede que Conselho de Segurança da ONU condene ataque terrorista contra gasodutos Nord Stream

© AP Photo / John MinchilloConselho de Segurança da ONU em 17 de agosto de 2023
Conselho de Segurança da ONU em 17 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Nos siga no
A Rússia distribuiu no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um projeto de declaração voltado ao presidente do grupo para que condene o ataque terrorista aos gasodutos Nord Stream, há um ano, e conduza uma investigação internacional independente, imparcial e transparente sobre todas as circunstâncias do crime.
Neste mês, o Conselho de Segurança está sob presidência da Albânia. Em 1º de outubro, quem assume a liderança é o Brasil, que pleiteia um assento permanente no principal órgão da ONU.
O texto afirma que "o Conselho de Segurança condena veementemente o ato terrorista contra os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2".
O documento salienta que o ato representou uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais e causou consequências devastadoras, bem como "apela às autoridades da Dinamarca, Alemanha e Suécia para que acelerem as investigações" e para que deem publicidade e transparência às conclusões.
As explosões dos gasodutos russos ocorreram em 26 de setembro de 2022. O Nord Stream 1 e o Nord Stream 2 levam o insumo para a Europa.
Para o Kremlin, o ataque terrorista aos Nord Stream foi organizado por EUA e Reino Unido.
Gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Panorama internacional
EUA não deixaram pistas de seu envolvimento nas explosões dos Nord Stream, afirma jornalista Hersh
Alemanha, Dinamarca e Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem direcionada.
A operadora Nord Stream AG informou que os danos aos gasodutos não têm precedentes e não há como estimar o prazo para concluir os reparos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала