- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: mesmo sendo independente por controle de tecnologias-chave, Musk é vulnerável à China

© AP Photo / Hannibal HanschkeCEO da Tesla e da Space X, Elon Musk chega ao tapete vermelho da premiação Axel Springer, em Berlim, em 1º de dezembro de 2020
CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk chega ao tapete vermelho da premiação Axel Springer, em Berlim, em 1º de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Nos siga no
A influência internacional de Musk representa um desafio interessante para os Estados Unidos. Em um mundo em que a liderança geopolítica depende cada vez mais da tecnologia, Musk deveria ser um dos ativos mais importantes dos EUA. No entanto, ele é um ator independente de fato, exceto um país, segundo um artigo do Wall Street Journal.
Neste mês ocorreram dois incidentes internacionais com a participação de Elon Musk.
A primeira vez que ele atraiu a ira da Ucrânia foi por causa de relatos publicados na biografia de Musk de que ele havia recusado uma solicitação para ativar seu serviço de satélite Starlink sobre a Crimeia para prevenir um ataque com drones submarinos da Ucrânia a uma frota naval russa junto à Crimeia.
Alguns dias depois, Taiwan o criticou por dizer que a República Popular da China vê a ilha autogovernada da mesma forma que os Estados Unidos veem o Havaí. "Taiwan não faz parte da República Popular da China e certamente não está à venda!", afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan no X (antigo Twitter).
É claro que o comércio tem se misturado com o Estado há séculos. Por exemplo, durante a Guerra Fria, o empresário Armand Hammer usou sua posição no topo da empresa petrolífera Occidental Petroleum para conseguir a distensão entre a União Soviética e os Estados Unidos.
Musk deve sua influência não ao controle de petróleo, capital ou exércitos privados, mas a tecnologias vitais para a competitividade econômica, a segurança nacional e a opinião pública, ressalta a publicação.
Elon Musk, CEO da Tesla, participa da inauguração da fábrica da Tesla Berlin Brandenburg em Gruenheide, Alemanha, 22 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Panorama internacional
Musk defende Rússia após acusações de desinformação por parte do Canadá
A NASA e o Pentágono dependem muito da empresa SpaceX de Musk para missões de voo espacial. A SpaceX não é como uma empreiteira de defesa tradicional, dependendo quase que inteiramente de vendas aprovadas pelo governo dos Estados Unidos, o que significa que Musk se sente menos obrigado a alinhar suas opiniões com as de Washington, disse o cientista do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, Gregory Allen.
A Tesla não é a única fabricante de carros elétricos do mundo, mas é a mais avançada e prestigiada. É compreensível que os líderes nacionais acreditem que sediar uma fábrica da Tesla garantirá o futuro do setor. É por isso que a China permitiu que a empresa abrisse uma subsidiária integral em Xangai em 2019, a primeira para uma montadora estrangeira, apostando corretamente que a presença da Tesla revitalizaria as marcas nacionais.
Por fim, embora a compra do Twitter (agora X) por Musk tenha sido extremamente diluidora do ponto de vista financeiro, ela o beneficiou politicamente, dando-lhe a capacidade de influenciar quem é ouvido, amplificado, filtrado ou banido na plataforma de mídia social mais influente do mundo.
Elon Musk em entrevista coletiva após um voo de teste do foguete Falcon 9, em Cabo Canaveral, na Flórida. EUA, 28 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2023
Ciência e sociedade
Empresa de Musk vai testar chips cerebrais em humanos
Embora possamos notar a independência de Musk em relação ao governo dos Estados Unidos, o que ainda é evidente é sua vulnerabilidade em relação ao governo chinês, escreve a mídia.
O encerramento de fábricas ordenado pela China e depois pela Califórnia para controlar a COVID-19 "alimentou os seus sentimentos antiautoritários", disse o autor da biografia de Musk, Walter Isaacson. A raiva pública de Musk, no entanto, recaiu apenas sobre a Califórnia; ele chamou o encerramento das fábricas de fascista e o funcionário responsável de ignorante. Não disse nada semelhante sobre a China publicamente, mesmo quando a fábrica da Tesla em Xangai foi encerrada durante 22 dias no ano passado.
A deferência de Musk à China se estende ao antigo Twitter. Logo após a compra, Musk disse ao jornalista Bari Weiss que a plataforma teria de ser cuidadosa "com as palavras que usa em relação à China, porque os negócios da Tesla poderiam estar em risco", escreveu Isaacson.
Musk não deve ser destacado pelo fato de ter se desentendido com políticos norte-americanos enquanto se curvava a Pequim; o mesmo acontece com os CEOs de muitas empresas, da empresa Walt Disney ao banco JPMorgan Chase, de acordo com o comunicado do jornal.
Grande navio de desembarque Novocherkassk e helicópteros Mi-8 durante exercícios bilaterais da Frota do Mar Negro russa no polígono de Opuk, na Crimeia, Rússia, foto publicada em 18 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Operação militar especial russa
Musk impediu ataque da Ucrânia à Marinha da Rússia em 2022, diz mídia norte-americana
A maneira mais correta de enfraquecer a influência de Musk nas relações internacionais é enfraquecer sua influência na tecnologia. Os concorrentes estão se esforçando muito para enfraquecer a participação da SpaceX no mercado de lançamentos e a participação do X nas mídias sociais. Com relação aos carros elétricos, agora que as marcas chinesas já alcançaram o mesmo nível, espera-se que a Tesla seja excluída do mercado chinês, como aconteceu com outras empresas estrangeiras quando Pequim deixou de considerá-las úteis. Talvez Musk fique menos vulnerável à China quando não tiver mais que defender suas vendas no país, resumiu o artigo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала