- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte decide expulsar soldado americano e diz que ele citou 'tratamento desumano dos EUA'

© AP Photo / Ahn Young-joonUma tela de TV mostra uma imagem de arquivo do soldado americano Travis King durante um programa de notícias na estação ferroviária de Seul, em Seul, Coreia do Sul, 27 de setembro de 2023
Uma tela de TV mostra uma imagem de arquivo do soldado americano Travis King durante um programa de notícias na estação ferroviária de Seul, em Seul, Coreia do Sul, 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Nos siga no
A Coreia do Norte disse que expulsará Travis King, o soldado norte-americano que atravessou intencionalmente a fronteira do país asiático no dia 18 de julho.
Em um comunicado emitido hoje (27), o governo norte-coreano afirmou que King será "expulso" em horário e detalhes não especificados.
A nota acrescentou que o soldado confessou ter "se intrometido ilegalmente" no território do país porque "estava desiludido com o tratamento desumano e a discriminação racial" no Exército norte-americano, bem como com a "desigualdade existente dentro da sociedade estadunidense".
King participava de uma excursão turística pela zona desmilitarizada que separa as Coreias quando invadiu o território e foi capturado. A área, conhecida como Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ, na sigla em inglês), é o único ponto de contato direto entre o norte e o sul da península, e conta com forte presença de forças de segurança de ambos os lados.
Tela televisiva mostra imagem de arquivo do soldado americano Travis King durante noticiário na Estação Ferroviária de Seul, Seul, Coreia do Sul, 24 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2023
Desilusão com EUA faz soldado americano desertar e buscar refúgio na Coreia do Norte, diz mídia
A Coreia do Norte permaneceu em silêncio sobre King durante semanas, mas em um raro movimento no começo de agosto, sinalizou na ONU que o soldado havia atravessado a fronteira, entretanto, não deu mais informações sobre o caso, conforme noticiado.
King, que ingressou no Exército dos EUA em janeiro de 2021 e serviu como batedor de cavalaria na Força Rotacional Coreana.
Ele enfrentou duas acusações de agressão na Coreia do Sul e acabou se declarando culpado de uma instância de agressão e destruição de propriedade pública por danificar um carro da polícia durante um discurso de palavrões contra os coreanos, de acordo com documentos judiciais.
De 24 de maio a 10 de julho, ele cumpriu uma sentença de trabalhos forçados na unidade correcional de Cheonan em vez de pagar uma multa. Após sua libertação da prisão, designada para militares dos EUA e outros estrangeiros, King permaneceu em uma base norte-americana na Coreia do Sul por uma semana antes de passar para o outro lado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала