- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte diz que há 'perigo iminente de guerra nuclear' e anuncia expansão de sua autodefesa

© AP Photo / Julia NikhinsonO representante permanente das Nações Unidas, Kim Song, da Coreia do Norte, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU, em 26 de setembro de 2023
O representante permanente das Nações Unidas, Kim Song, da Coreia do Norte, discursa na 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU, em 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
Em discurso na ONU, embaixador do país asiático diz que o ano de 2023 foi registrado "como um ano extremamente perigoso" e que Pyongyang não tem escolha a não ser "acelerar ainda mais a construção das suas capacidades de autodefesa".
Nesta terça-feira (26), o enviado da Coreia do Norte às Nações Unidas, Kim Song, acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de levarem a península coreana à beira da guerra nuclear, dizendo na Assembleia Geral da ONU que, como resultado, seu país não tinha escolha, mas sim acelerar ainda mais o desenvolvimento das suas capacidades de autodefesa.

"O ano de 2023 foi registado como um ano extremamente perigoso. A península coreana está em uma situação crítica, com perigo iminente de eclosão de uma guerra nuclear. Dadas as circunstâncias prevalecentes, a RPDC [Coreia do Norte] é urgentemente obrigada a acelerar ainda mais a construção das suas capacidades de autodefesa para se defender de forma inexpugnável", disse Kim à Assembleia Geral nesta tarde, segundo a AP News.

Nos últimos 18 meses, a Coreia do Norte – formalmente conhecida como República Popular Democrática da Coreia (RPDC) – testou dezenas de mísseis balísticos, mas o governo de Kim Jong-un afirma que está a exercer o seu direito à autodefesa com os testes para assegurar sua soberania e interesses de segurança contra ameaças militares.
"A RPDC permanece firme e inalterada na sua determinação de defender firmemente a soberania nacional, os interesses de segurança e o bem-estar do povo contra as ameaças hostis do exterior", acrescentou Kim.
O embaixador norte-coreano também afirmou que Washington estava tentando criar "a versão asiática da OTAN", a aliança militar que inclui nações europeias e os Estados Unidos e o Canadá.
"Os Estados Unidos estão agora a passar para a fase prática de concretizar a sua intenção sinistra de provocar uma guerra nuclear", disse, acrescentando que a tentativa de Washington de criar uma "OTAN asiática" estava efetivamente introduzindo uma "nova estrutura da Guerra Fria no nordeste da Ásia".
Pyongyang tem estado sob sanções do Conselho de Segurança da ONU devido aos seus programas nucleares e de mísseis desde 2006. As medidas têm sido constantemente reforçadas ao longo dos anos.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, fala durante briefing diário no escritório do Ministério das Relações Exteriores em Pequim, China, 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Panorama internacional
China afirma que é necessária 'alta vigilância' após decisão da OTAN de abrir escritório no Japão
Entretanto, nos últimos anos, o conselho tem estado dividido sobre como lidar com o país asiático. A Rússia e a China, com poderes de veto junto aos Estados Unidos, Reino Unido e França, disseram que mais sanções não ajudarão e querem que tais medidas sejam flexibilizadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала