- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China afirma que é necessária 'alta vigilância' após decisão da OTAN de abrir escritório no Japão

© AP Photo / Andy WongMao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, fala durante briefing diário no escritório do Ministério das Relações Exteriores em Pequim, China, 24 de abril de 2023
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, fala durante briefing diário no escritório do Ministério das Relações Exteriores em Pequim, China, 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da China criticou os planos de abertura de um escritório da OTAN no Japão como desestabilizadores para a Ásia-Pacífico.
A China disse na quinta-feira (4) que era necessária "alta vigilância" diante da "expansão da OTAN para o leste" após notícias de que a aliança planejava abrir um escritório no Japão, escreve a agência britânica Reuters.
Na quarta-feira (3) a revista japonesa Nikkei Asia informou que OTAN planeja abrir seu primeiro escritório de ligação na Ásia, no Japão, para facilitar as conversas com parceiros de segurança como a Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
A iniciativa tem em mente as relações geopolíticas com a China e a Rússia, disse a revista, citando autoridades japonesas e da OTAN. O centro deverá ser empossado em 2024.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, centro-esquerda, encontra-se com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, centro-direita, Tóquio, 31 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Panorama internacional
OTAN abrirá escritório no Japão ante 'desafios' trazidos por China e Rússia, diz mídia asiática
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, respondeu que a Ásia é uma "terra promissora para a cooperação e o desenvolvimento, e não deve ser uma arena de batalha para a geopolítica".
"A expansão oriental contínua da OTAN para a Ásia-Pacífico, a interferência em assuntos regionais, as tentativas de destruir a paz e a estabilidade regionais e a pressão para o confronto de blocos exigem alta vigilância dos países da região", disse Mao em uma coletiva de imprensa.
Comentando a iniciativa, Oana Lungescu, porta-voz da Aliança Atlântica, disse que "a OTAN tem escritórios e acordos de ligação com várias organizações internacionais e países parceiros, e os aliados avaliam regularmente esses acordos de ligação para garantir que eles atendam melhor às necessidades da OTAN e de nossos parceiros".
A parceria estreita que a OTAN tem com o Japão continuará crescendo, acrescentou Lungescu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала