- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Presidente búlgaro diz que país deve focar sua própria Defesa em vez de enviar mísseis à Ucrânia

© Stringer/RIA NovostiPresidente da Bulgária, Rumen Radev
Presidente da Bulgária, Rumen Radev - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
Em um movimento semelhante ao concretizado na última semana pela Polônia, que suspendeu o envio de armas à Ucrânia após questionamentos internos, o presidente búlgaro, Rumen Radev, fez duras críticas à iniciativa de parlamentares do país de enviar mísseis S-300 defeituosos para Kiev.
Segundo Radev, a Bulgária não deve se tornar uma fornecedora de armas para exércitos estrangeiros.

"O governo e a Assembleia Nacional têm que manter e desenvolver a capacidade de defesa das Forças Armadas búlgaras em vez de usá-las como fornecedoras para exércitos estrangeiros", disse Radev à imprensa do país.

Os equipamentos defeituosos são usados nos sistemas de defesa área S-300 e se somam a diversos outros já enviados pelo Ocidente.
Na última segunda-feira (25), a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, chegou a admitir publicamente que o país enviou equipamentos militares desatualizados ou quase nada funcional em diversas ocasiões.
Ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock se dirige à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Estrasburgo. França, 24 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Operação militar especial russa
Ministra alemã admite que Berlim forneceu equipamento militar desatualizado a Kiev
Já o plano de envio das armas pelo Parlamento búlgaro foi elaborado pelos partidos Nós Continuamos a Mudança e Democracia Búlgara, além da coligação composta pelos partidos União da Força Democrática e Cidadãos Europeus pelo Desenvolvimento da Bulgária.
Mais cedo, o presidente do Comitê de Defesa do Parlamento da Bulgária, Hristo Gadzhev, afirmou que fornecer mísseis S-300 com mau funcionamento à Ucrânia não colocaria em perigo a defesa aérea do país, com o Ministério da Defesa também aprovando o plano.
Enquanto isso, o Partido Socialista Búlgaro se posicionou duramente contra a iniciativa, já que tal "presente" poderia ser tratado como traição por desalojar do país equipamentos de sua defesa aérea.
Os países ocidentais têm fornecido apoio financeiro, humanitário e militar à Ucrânia desde o início da operação especial militar russa, em fevereiro de 2022. O apoio evoluiu de munições de artilharia mais leves para armas mais pesadas, incluindo tanques. O Kremlin tem consistentemente alertado contra mais entregas de armas a Kiev, afirmando que serão consideradas um alvo militar legítimo.
Soldados ucranianos e poloneses conduzindo um tanque Leopard 2 durante treinamento em uma base militar em Swietoszow, Polônia, em 13 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Operação militar especial russa
Polônia anuncia interrupção de fornecimento de armas à Ucrânia

Polônia interrompe fornecimento de armas

Na última semana, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, divulgou a suspensão do envio de armamento das Forças Armadas para a Ucrânia — o país vinha sendo um dos mais ferrenhos aliados do regime de Vlamidir Zelensky. Conforme o político, o motivo foi priorizar o aparato bélico do Exército polonês.
"Não estamos mais transferindo armas para a Ucrânia com base no fato de que nós mesmos estamos, agora, nos armando com as armas mais modernas", disse o primeiro-ministro.
Em julho, o país polaco, que era o terceiro que mais fornecia armas à Ucrânia, já havia prestado assistência militar em torno de três bilhões de euros (cerca de R$ 15 bilhões). Em mais um indício de afastamento do atual governo ucraniano, a Polônia também proibiu a entrada de grãos ucranianos, que são mais baratos, para proteger a agricultura do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала