- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Foto divulgada pelo governo contradiz depoimento de Augusto Heleno na CPI

© Marcos CorreaMauro Cid apareceu ao fundo em reunião com Bolsonaro, líderes militares e Augusto Heleno
Mauro Cid apareceu ao fundo em reunião com Bolsonaro, líderes militares e Augusto Heleno - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
O general Augusto Heleno, um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), negou, durante a CPI dos Atos Golpistas, que Mauro Cid participasse das reuniões com líderes das Forças Armadas. No entanto, imagens do próprio governo mostram Cid junto de Heleno nas reuniões.
A imagem, intitulada de "Reunião com Ministro da Defesa e Comandantes das Forças Armadas", foi publicada no dia 25 de fevereiro de 2019 e mostra Bolsonaro, chefes de Marinha, Exército e Aeronáutica, o general Heleno, que na época era ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Mauro Cid, que atuava como assessor do ex-presidente.
A contradição, descoberta pelo perfil no X (ex-Twitter) Desmentindo Bolsonaro, joga dúvidas em cima do depoimento de Augusto Heleno, que havia afirmado ser uma "fantasia" a presença de Cid em uma reunião com chefes das Forças Armadas.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), joga o cabelo para trás enquanto é saudado por comandantes militares durante uma cerimônia do Dia do Exército, em Brasília. Brasil, 19 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Notícias do Brasil
Analista: novo Código Penal Militar do Brasil vai 'reordenar a caserna' e 'enfatizar controle civil'
"Não, e eu quero esclarecer que o tenente-coronel Mauro Cid, ele não participava de reuniões, ele era o ajudante de ordens do presidente da República. Não existe essa figura do ajudante de ordens sentar numa reunião dos comandantes de Força e participar da reunião. Isso é fantasia. Isso é fantasia. E a mesma coisa é essa delação premiada, ou não premiada, do Mauro Cid... Tão apresentando trechos dessa delação, e me estranha muito, porque a delação está ainda sigilosa, ninguém sabe o que o Cid falou", disse Heleno.
Em delação premiada à Policia Federal, o ex-ajudante de ordens afirmou ter participado de reuniões em que Bolsonaro e militares discutiram a realização de um golpe de Estado. Segundo Cid, foi criada uma minuta do golpe com detalhes de sua execução, mas o plano não foi levado a cabo por falta de adesão de setores das Forças Armadas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала