- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Filipinas removem barreiras flutuantes colocadas pela China em águas disputadas

© Foto / Domínio Público / NASA O atol de Scarborough, no mar do Sul da China, área que as Filipinas acusam a China de "monitoramento e bloqueio"
O atol de Scarborough, no mar do Sul da China, área que as Filipinas acusam a China de monitoramento e bloqueio - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
A República das Filipinas removeu barreiras flutuantes colocadas por Pequim para impedir que os navios filipinos pescassem em águas disputadas perto do atol de Scarborough, no mar do Sul da China, informou o portal The Manila Times na terça-feira (26).
A Guarda Costeira filipina cumpriu uma ordem presidencial para remover as barreiras, que bloqueavam o acesso de embarcações de pesca ao baixio Scarborough, de acordo com o comunicado do portal.
"A barreira representava um perigo para a navegação, o que viola as leis internacionais", disse o porta-voz da Guarda Costeira, comodoro Jay Tarriela, segundo o The Manila Times.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas prometeu tomar medidas para "proteger a soberania" do país.
Conforme relatado anteriormente, as lanchas de patrulha das Filipinas descobriram no domingo (24) as barreiras, com cerca de 300 metros de comprimento, na área do baixio Scarborough, ao norte do qual a Guarda Costeira chinesa estava tentando impedir a passagem de pescadores filipinos.
Barcos de pesca filipinos ancorados perto do Scarborough Shoal (fundo), controlado por Pequim, no disputado mar do Sul da China, 21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2023
Panorama internacional
Filipinas condenam 'barreira flutuante' em disputa com Pequim no mar do Sul da China (VÍDEO)
A China reivindica 90% do mar do Sul da China, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas. Pequim se apoderou do baixio Scarborough em 2012 e forçou os pescadores das Filipinas a navegar mais longe, o que resultou em uma menor quantidade de pesca.
Pequim também disputa com Manila a área em torno do BRP Sierra Madre, um navio americano da Segunda Guerra Mundial encalhado intencionalmente pelas forças filipinas em 1999 para exigir o controle sobre a região.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала