- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA determinam regras de proibição de investimento em chips em 'países preocupantes'

© Foto / rawpixel.com / Departamento de Energia dos EUA / Domínio públicoChips (imagem referencial)
Chips (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Nos siga no
O Departamento de Comércio norte-americano emitiu novas regras relativamente ao setor de chips, apertando novamente as restrições, que se acredita visarem a China.
O Departamento de Comércio dos EUA anunciou na sexta-feira (22) um conjunto de regras que proíbe o investimento no setor de chips em países "preocupantes".
As regras, inicialmente propostas em março, classificam os semicondutores como essenciais para a segurança nacional dos Estados Unidos, e restringem os beneficiários do auxílio estatal norte-americano sob o Ato CHIPS e Ciência de 2022 de acessar determinados estudos conjuntos e de licenciar tecnologias em certos países estrangeiros. Em caso de violação dessas regras, as autoridades podem recuperar todo o auxílio concedido à empresa que não estiver em conformidade.
Microchip (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2023
Panorama internacional
EUA serão 'tão rígidos quanto possível' para limitar acesso da China a chips de ponta
A medida estará em vigor por dez anos, tendo como objetivo reduzir a dependência de Washington das cadeias de fornecimento de semicondutores chineses e aumentar sua competitividade em relação a Pequim.
"Uma das principais prioridades da administração Biden-Harris – viabilizada pelo Ato CHIPS e Ciência – é expandir a liderança tecnológica dos EUA e de nossos aliados e parceiros. Essas barreiras protegerão nossa segurança nacional e ajudarão os EUA a se manterem na vanguarda nas próximas décadas", disse Gina Raimondo, secretária de Comércio dos EUA.
Em um discurso na terça-feira (19) perante o Congresso dos EUA, Raimondo sublinhou que Washington precisa "estar absolutamente vigilante para que nenhum centavo disso [subsídios estatais] ajude a China a ficar à nossa frente".
No final de julho, a secretária do Comércio comentou que os controles de exportação para a China não deveriam ser tão rigorosos a ponto de "privar as empresas americanas de lucros, enquanto a China pode obter o produto em outro lugar". As regras "privarão as empresas americanas de alguns lucros, mas achamos que vale a pena", disse ela.
As medidas impostas na área dos semicondutores desde 2022 preocupam Pequim, que neste ano restringiu a exportação de gálio e germânio, terras raras amplamente usadas na criação de semicondutores.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала