- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente é 'um império da mentira' devido à sua 'total incapacidade negocial', diz Lavrov na ONU

© AP Photo / Mary AltafferO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York neste sábado (23)
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York neste sábado (23) - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Nos siga no
Os EUA e os países europeus assumem demasiadas vezes compromissos que não honram, o Ocidente é um "império da mentira", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York neste sábado (23).

"Acostumados a menosprezar o resto do mundo, os norte-americanos e europeus costumam fazer promessas, assumir obrigações, inclusive escritas e juridicamente vinculantes, e depois simplesmente não as cumprir", afirmou o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, em seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU.

Citando o presidente da Rússia Vladimir Putin, Lavrov ressaltou que o Ocidente se converteu em um verdadeiro "império de mentiras".
Lavrov também chamou a atenção para a ideia expressa por muitos oradores na 78ª Assembleia Geral da ONU de que "o planeta está passando por mudanças irreversíveis".
"Uma nova ordem mundial está nascendo bem diante de nossos olhos", disse ele.
Lavrov destacou que a marca registrada do Ocidente coletivo há muito tempo se tornou a rejeição do princípio da igualdade e a total incapacidade negocial.
Assim, o chanceler russo chamou as tentativas dos países ocidentais de "ucranizar" a agenda das reuniões internacionais de egoísmo, colocando outros conflitos mundiais em segundo plano.
Durante seu discurso Sergei Lavrov também apontou que o Ocidente vê o avanço da OTAN na região da Ásia-Pacífico como uma bênção, e vê a expansão do BRICS como um perigo para seu domínio.

"Falando recentemente a seus embaixadores no exterior, o presidente [da França] Emmanuel Macron expressou sincera preocupação com a expansão do BRICS", disse o ministro russo.

Ele ressaltou que para os países ocidentais, a promoção da OTAN na região da Ásia-Pacífico é uma coisa boa, e a expansão do BRICS é perigosa, porque se alguém se reúne ou faz amizade sem eles, é visto como uma ameaça à dominação ocidental.
Lavrov sublinhou que "a minoria mundial está fazendo o possível para retardar o curso natural das coisas", mas "a lógica do processo histórico é inexorável", disse o ministro russo.
Ao mesmo tempo, o chanceler russo admitiu o fato de que associações como BRICS e Organização para Cooperação de Xangai (OCX) estão em ascensão.

Ele destacou que elas "oferecem oportunidades para os países do Sul Global se desenvolverem juntos e reivindicarem seu lugar de direito na arquitetura multipolar objetivamente emergente".

Falando sobre o conflito em Nagorno-Karabakh, Sergei Lavrov apontou que a União Europeia e os EUA estão desestabilizando a região, tentando impor seus "serviços de mediação" à Armênia e ao Azerbaijão.

Ao mesmo tempo, ministro russo ressaltou que as forças de manutenção da paz da Rússia vão contribuir de todas as maneiras possíveis para o estabelecimento de uma vida pacífica em Nagorno-Karabakh.

Falando na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, o chefe da diplomacia russa Sergei Lavrov destacou que evitar uma "grande guerra" corresponde aos interesses de todos os países.
Anteriormente, no âmbito da 78ª Assembleia Geral da ONU, o chanceler russo se reuniu com o secretário-geral da organização, António Guterres, e com ministros das Relações Exteriores de vários países, incluindo com Mauro Vieira.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала