- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Brasil exerce papel importante na ONU 'levando países do Mercosul a ter mais voz', diz pesquisador

CC BY 2.0 / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sessão Plenária de Chefes e Chefas de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e Convidados Especiais, Buenos Aires, 4 de junho de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante sessão Plenária de Chefes e Chefas de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e Convidados Especiais, Buenos Aires, 4 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Nos siga no
Após a intervenção do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o pesquisador Fábio Borges conversou com Sputnik sobre as características da política externa brasileira no complexo cenário global.
Como é tradição, o presidente brasileiro iniciou a semana de alto nível da Assembleia Geral da ONU. Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro chefe de Estado a intervir no encontro que se estenderá até 25 de setembro.
A respeito, isso é muito simbólico, sobretudo depois de um período de muito isolamento do Brasil, "com discursos desastrosos de Bolsonaro no sistema multilateral", indicou o pesquisador. Portanto, "com Lula, o Brasil retorna ao sistema internacional", acrescentou.

Com relação a suas posições, "o presidente foi muito equilibrado, com um fio condutor que tem sido muito adequado: o tema da desigualdade e seus diversos aspectos", disse Borges.

Por um lado, "há a desigualdade social, com muitas pessoas no planeta passando fome, com muita exclusão e precarização laboral", apontou.

Por outro lado, "destaca-se a desigualdade entre países, sobre a qual o presidente brasileiro propôs a defesa do multilateralismo e a necessidade de reforma da ONU", explicou.

Importância de reforçar o Mercosul

Neste contexto, "o Brasil pode desempenhar um papel muito importante levando os países do Mercosul a ter mais voz nos organismos internacionais, para o que é preciso abrir um consenso e uma coordenação entre nossos países", assinalou o especialista.

Dado um cenário internacional tão difícil e instável, "torna-se cada vez mais necessário ter uma coordenação entre os países da região", disse Borges. Por isso, "com sua liderança, o Brasil pode articular interesses conjuntos", concluiu o pesquisador brasileiro.
Reunião com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel em Nova Deli, 10 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Notícias do Brasil
Mercosul responde carta da UE com linguagem mais genérica por divergências internas, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала