- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mercosul responde carta da UE com linguagem mais genérica por divergências internas, diz mídia

© Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Reunião com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel em Nova Deli, 10 de setembro de 2023
Reunião com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel em Nova Deli, 10 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Nos siga no
Demora para envio aconteceu por desacordos, nomeadamente Uruguai e Paraguai mais reticentes e Brasil e Argentina prontos para entregar a resposta, que conteve apenas duas páginas e aborda aspectos gerais, sem entrar em demandas específicas sobre compras governamentais.
Ontem (13) à noite o Mercosul enviou sua resposta à side letter (carta paralela) da União Europeia no âmbito do arrastado acordo de livre comércio entre os dois blocos. Nesta quinta-feira (14), os negociadores falarão no final do dia, disse a chancelaria brasileira.

"A resposta do Mercosul à UE foi enviada ontem [13] à noite. Hoje [14] há uma videoconferência entre o Mercosul e a UE para avançar na discussão, que tem sido objeto de frequentes reuniões entre negociadores", disse um porta-voz do Itamaraty não identificado à Reuters.

A mídia acrescentou que dois diplomatas europeus também confirmaram o envio e a reunião.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil por fontes diplomáticas, a resposta do Mercosul tem apenas duas páginas e aborda aspectos gerais, sem entrar em demandas específicas sobre compras governamentais, por exemplo.
Uma pessoa que teve acesso ao documento afirmou que o bloco ressaltou a necessidade de "preservação de espaço de políticas públicas", em referência às licitações do setor público, mas sem entrar em detalhes sobre o que significaria isso.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Notícias do Brasil
Lula diz ser difícil negociar com franceses sobre UE-Mercosul: 'Querem tudo e não abrem mão de nada'
De acordo com essas fontes, a linguagem mais genérica decorre de divergências internas. Uruguai e Paraguai estariam reticentes com a intenção do Brasil, manifestada diversas vezes pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de mexer nas exigências sobre compras governamentais.
A Argentina teria feito muitos questionamentos, mas estaria endossando a postura brasileira. Sem um forte consenso dentro do Mercosul, a saída foi usar termos menos específicos, relata a CNN.
Já uma fonte do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai disse à agência britânica que os países do Mercosul parecem concordar com a resposta à UE, superando as tensões dentro do bloco sul-americano que atrasaram uma resposta conjunta.
No início do ano, o bloco europeu apresentou ao Mercosul uma carta paralela ao acordo que incluía exigências ambientais para resolver as reservas de muitos Estados-membros da UE.
O Brasil classificou os acréscimos como "protecionistas", as punições (por meio de sanções ou suspensão do acordo) como "ameaças" e rejeitou as compras governamentais mais abertas previstas no acordo comercial proposto.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sessão de encerramento da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, 23 de junho de 2023, em Paris. - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Panorama internacional
Lula 'está doido' pelo acordo UE-Mercosul, mas exigências impostas pelo bloco são 'ameaça' ao Brasil
Diplomatas temem que o acordo, que representaria o maior acordo comercial alcançado pela UE em termos de população, possa desmoronar se não for concluído até ao final do ano, uma vez que as negociações já duram 20 anos e a ratificação é esperada desde 2019.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала