Alemanha e França avaliam novos parceiros para tanque de próxima geração em 2024

CC BY-SA 2.0 / Rama / Leclerc-IMG 1744-bTanque francês Leclerc
Tanque francês Leclerc - Sputnik Brasil, 1920, 23.09.2023
Nos siga no
Os dois países europeus estão em fase de projeção de um novo poderoso tanque, e estão estudando convidar novos países para o projeto, possivelmente como "observadores".
Os ministros da Defesa da França e da Alemanha estão discutindo a possível entrada de novos parceiros no projeto de tanque de próxima geração, o Sistema Principal de Combate Terrestre (MGCS, na sigla em inglês), escreveu na sexta-feira (22) o portal Defense News.
Enquanto isso, os líderes franceses e alemães estão negociando o projeto com a holding franco-alemã KNDS e a alemã Rheinmetall, líderes do setor, com decisão prevista até 2024.
A Itália, os Países Baixos e "muitos outros" expressaram interesse em participar do projeto, disse na quinta-feira (21) Boris Pistorius, ministro da Defesa da Alemanha, em uma coletiva de imprensa na base aérea de Evreux, a oeste de Paris, França. Eles podem participar como "observadores," de acordo com Sébastien Lecornu, ministro das Forças Armadas da França.
Tanque Leopard 2 em ação durante visita de Boris Pistorius, ministro da Defesa alemão (fora da foto), ao batalhão de tanques 203 das Forças Armadas da Alemanha no Quartel do Marechal de Campo Rommel em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Panorama internacional
Em 'facada' para a França, Alemanha desenvolve plano para construir tanque com outros países
O alto responsável explicou que o MGCS será modular, incluindo plataformas que podem ser tripuladas ou automatizadas. Ele terá uma capacidade de fogo clássica, mas também armas eletromagnéticas, funcionalidades de guerra eletrônica e armas a laser, acrescentou.
O futuro tanque exigirá uma defesa reativa que o tornaria difícil de destruir, drones para proteger o tanque, funcionalidades de inteligência artificial para coordenar o fogo em um ambiente conectado, apontou Lecornu.
"Os avanços tecnológicos serão brutais", previu o ministro francês.
Ele referiu que o futuro tanque deverá entrar em serviço entre 2040 e 2045, e espera que os primeiros contratos sejam assinados em 2024.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала