- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

França e Alemanha confrontam-se novamente na disputa sobre compra de armas dos EUA, relata mídia

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados da 41ª Brigada de Infantaria Mecanizada da Bundeswehr alemã participam do exercício militar "Fast Griffin" no campo de treinamento de Gaiziunai, a cerca de 130 km (80 milhas) a oeste da capital Vilnius, Lituânia,10 de outubro de 2022
Soldados da 41ª Brigada de Infantaria Mecanizada da Bundeswehr alemã participam do exercício militar Fast Griffin no campo de treinamento de Gaiziunai, a cerca de 130 km (80 milhas) a oeste da capital Vilnius, Lituânia,10 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Nos siga no
A disputa de longa data entre a França e a Alemanha sobre se os países europeus deveriam comprar armas americanas foi exposta em uma entrevista conjunta dos ministros da Defesa dos dois países publicada no Le Monde na quarta-feira (20).
Paris, por sua vez, apoia a ideia de autonomia estratégica e tenta convencer outros membros da União Europeia a assinar contratos com a indústria europeia, em vez de comprar armas em outros lugares – principalmente dos EUA, Israel e Coreia do Sul.

"No momento em que os contribuintes europeus vão ter que colocar muito dinheiro na mesa [...] todos vão concordar que não é comprando o sistema Patriot americano que vamos fortalecer nossa autonomia", disse o ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu.

No entanto, o seu homólogo alemão acredita que a prioridade deveria agora ser dada à rapidez dos contratos, e os fabricantes europeus não conseguem satisfazer todas as necessidades atuais.

"Estamos prontos para adquirir sistemas não europeus até que tenhamos desenvolvido nossos próprios sistemas na Europa. A indústria europeia de defesa, incluindo a francesa, são obviamente parceiros importantes, mas não podem entregar tudo o que precisamos", disse Boris Pistorius.

Esta não é primeira vez em que os países não conseguem concordar na esfera militar. Assim, o plano franco-alemão para um tanque de batalha de próxima geração – conhecido como sistema principal de combate terrestre (MGCS, na sigla em inglês) – que foi iniciado em 2017 tem sofrido atrasos devido a divergências.
O projeto tem se atrasado, entre outras razões, por disputas de longa data entre a França e a Alemanha sobre a divisão de responsabilidades para a construção do novo tanque e as perspectivas de exportação.
Tanque Leopard 2 em ação durante visita de Boris Pistorius, ministro da Defesa alemão (fora da foto), ao batalhão de tanques 203 das Forças Armadas da Alemanha no Quartel do Marechal de Campo Rommel em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Panorama internacional
Em 'facada' para a França, Alemanha desenvolve plano para construir tanque com outros países
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала