- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov chama atenção de Guterres para inadmissibilidade de padrões duplos no trabalho da ONU

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o secretário-geral da ONU António Guterres (à direita) durante uma reunião após a sessão do Conselho de Segurança da ONU em Nova York
Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o secretário-geral da ONU António Guterres (à direita) durante uma reunião após a sessão do Conselho de Segurança da ONU em Nova York - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, chamou a atenção do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para a inadmissibilidade de usar dois pesos e duas medidas nos documentos das Nações Unidas em relação a diferentes territórios.
"Foi chamada a atenção para as garantias do secretário-geral da ONU de não participar de iniciativas que não envolvam todas as partes", de acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia após uma reunião entre Guterres e Lavrov nas margens da Assembleia Geral da ONU.
O ministro "também apontou a inadmissibilidade de usar padrões duplos nas estatísticas da ONU e em outros documentos em relação a diferentes territórios", segundo o comunicado.
Durante as conversas, Lavrov e Guterres se concentraram nas questões internacionais mais urgentes, bem como em vários aspectos da cooperação entre a Rússia e a ONU. O ministro russo enfatizou a necessidade de a liderança da ONU e de todos os seus funcionários aderirem aos princípios de imparcialidade, segundo o comunicado.
O ministro das Relações Exteriores também pediu ao secretário-geral da ONU para não permitir o envolvimento de representantes das estruturas da ONU em iniciativas politizadas no contexto do conflito ucraniano.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU na cidade de Nova York, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Panorama internacional
'Os riscos de um conflito global estão aumentando', diz Lavrov no Conselho de Segurança da ONU
Lavrov e Guterres discutiram ainda o tema da reforma da ONU para adaptar a organização às novas realidades, disse o ministério, acrescentando que o ministro russo observou a importância das opiniões de todos os Estados-membros da ONU na realização de reformas e na preservação da natureza intergovernamental da organização, bem como na observação da divisão de funções entre os seus órgãos principais.
A Rússia expressou sua disposição de participar ativamente das discussões da Cúpula do Futuro em 2024 e do trabalho sobre um Pacto para o Futuro — o documento final da cúpula, comunicou o ministério.

Procedimento contra EUA

Na reunião, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também pediu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para iniciar um procedimento de arbitragem contra os Estados Unidos, de acordo com o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"O ministro chamou a atenção do secretário-geral para as violações contínuas, por parte dos Estados Unidos, de suas obrigações nos termos do acordo sobre sede da ONU de 1947, incluindo a recusa em emitir vistos para diplomatas da Rússia e de outros países participarem das atividades da ONU", acrescentou o ministério.
Lavrov observou que a situação atual mostra a necessidade de Guterres desencadear o procedimento de arbitragem o mais rápido possível, indica o ministério.
"A situação atual dita a necessidade de António Guterres iniciar o procedimento de arbitragem contra os EUA o mais rápido possível, como foi repetidamente assinalado nas resoluções das sessões especiais da Assembleia Geral da ONU", afirmou Lavrov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала