- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Jornalista aponta hipocrisia de Obama ao pedir ajuda para a Líbia depois de destruir o país em 2011

© AP Photo / Ricardo Garcia VilanovaPessoas procuram vítimas das enchentes em Derna, Líbia,15 de setembro de 2023
Pessoas procuram vítimas das enchentes em Derna, Líbia,15 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Nos siga no
Barack Obama pediu aos seus seguidores que doassem para instituições de caridade após o desastre natural na Líbia. A editora e colunista sênior, Margaret Kimberley, salientou que foi o antigo presidente dos EUA quem transformou a Líbia, de nação mais rica da África, em um Estado devastado e fraturado pela guerra.
As lágrimas de crocodilo de Barack Obama devido às inundações mortais na Líbia – um país que o seu governo destruiu – são nojentas, disse a colunista.
Cerca de 11 mil pessoas teriam morrido e 20 mil ainda estão desaparecidas após inundações repentinas no país do Norte de África, que era o mais próspero do continente até 2011.
A Rússia enviou transportes militares com ajuda humanitária e 50 especialistas do Ministério para Situações de Emergência da Rússia para ajudar a aliviar o sofrimento em meio ao receio de surtos de doenças transmitidas pela água.
O ex-presidente dos EUA recorreu ao X (anteriormente Twitter) para instar seus 132 milhões de seguidores a doarem a várias instituições de caridade – sediadas nos EUA e no Reino Unido – em nome da ajuda às vítimas.
Se você deseja ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes na Líbia, confira estas organizações que prestam ajuda:
Equipes de emergência e socorro estão no terreno prestando ajuda urgente após as catastróficas inundações repentinas no nordeste da Líbia. O custo desta catástrofe natural é inimaginável e o apoio é desesperadamente necessário.
A jornalista Margaret Kimberley disse à Sputnik que Obama teve "muita coragem" depois de a sua primeira administração "destruir o Estado líbio" em 2011 com a ajuda dos seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Ela lembrou como a chefe de política externa de Obama, Hillary Clinton, riu durante uma entrevista na TV depois que as forças rebeldes apoiadas pela campanha de bombardeio da OTAN capturaram e assassinaram brutalmente Muammar Kadhafi, líder da Revolução Verde de 1969 contra o rei Idris I, que fundou a República Árabe da Líbia. "Viemos, vimos, ele morreu!" gargalhou Clinton.

"Hillary Clinton era secretária de Estado, era a face pública desse projeto", disse Kimberley. "Mas é claro que ela teve o apoio total de seu chefe e eles mataram Kadhafi, o que Hillary Clinton pareceu achar muito divertido", lembrou.

Ela lembrou ainda como o então presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, "foram pessoalmente à Líbia para se gabarem desta vitória horrível".
Consequências do ciclone em Derna, Líbia - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023
Panorama internacional
Primeiros 50 resgatadores da Rússia chegam à Líbia para ajudar com consequências das enchentes
"A Líbia ainda está sob sanções, tendo sido destruída", sublinhou Kimberley. "A Líbia nem sequer tem capacidade para reparar a sua infraestrutura, como reparar as barragens que ruíram após a tempestade."
A editora observou como o antecessor de Obama, George W. Bush, permaneceu em silêncio sobre os aspectos mais sangrentos dos seus oito anos no cargo, especialmente as guerras no Iraque e no Afeganistão, preferindo concentrar-se no seu hobby de pintura.
"Mas Obama ir ao Twitter e dizer: 'Oh, a Líbia é tão triste. Você pode dar dinheiro aqui. Olhe para a Fundação Obama' como se a manteiga não fosse derreter, como se ele não tivesse nada a ver com o desastre contínuo que assolou aquele país desde 2011, quando a sua administração se dedicou a destruir o Estado líbio", disse Kimberley.
"Então ele quer agir como se alguém chamasse aquilo de um show de porcaria e dissesse que os europeus deveriam fazer alguma coisa", acrescentou ela. "É realmente nojento para mim que ele tenha a coragem de dizer qualquer coisa sobre a Líbia."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала