- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-presidente Obama participou na promoção dos programas biológicos dos EUA, diz MD russo

© AP Photo / Lynne SladkyO ex-presidente dos EUA Barack Obama fala em um comício durante a campanha para o então candidato à presidência Joe Biden, em 2 de novembro de 2020, em Miami
O ex-presidente dos EUA Barack Obama fala em um comício durante a campanha para o então candidato à presidência Joe Biden, em 2 de novembro de 2020, em Miami - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2023
Nos siga no
O ex-presidente dos EUA Barack Obama participou na promoção de programas biológicos dos EUA em outros países com ajuda do Departamento de Estado, há documentos sobre este assunto, disse o tenente-general Igor Kirillov, chefe das Tropas de Proteção Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas.
O lado russo tem à sua disposição provas documentais da participação do Departamento de Estado dos EUA na implementação do "Programa de Aumento da Biossegurança" desde 2016, disse Kirillov em um briefing do Ministério da Defesa da Rússia nesta quarta-feira (6).
De acordo com ele, essas matérias mostram participação ativa do Departamento de Estado nos programas biológicos no território de outros países, bem como o desejo de Washington de envolver terceiros para ocultar os clientes e objetivos das pesquisas.

"Menciona-se o papel do presidente [dos EUA] Obama na promoção dos programas biológicos propostos pelo Departamento de Estado", afirmou Kirillov.

Além disso, o tenente-general observa que o número de estruturas administrativas envolvidas em biociências nos Estados Unidos aumentou significativamente. Assim, foi formado o Escritório de Saúde Global, que participará da criação de um sistema global de monitoramento de doenças infecciosas.
De acordo com ele, o objetivo oficial da atividade dessa instituição é "a cooperação internacional no campo da prevenção eficaz, detecção e controle de doenças infecciosas, incluindo HIV/AIDS".

"Na prática, essa instituição será responsável por desenvolver a linha política e coordenar as ações de Washington para estabelecer um sistema global de monitoramento de doenças infecciosas e alcançar a liderança dos Estados Unidos nessa área", disse o militar russo.

Enquanto isso, os Estados Unidos pretendem expandir a rede de biolaboratórios controlados no exterior e continuar o programa de "Redução Conjunta de Ameaças" imposto aos países pós-soviéticos.
A política desenvolvida pela administração americana baseia-se na Estratégia de Defesa Nacional dos EUA, na Estratégia Nacional de Biossegurança, bem como no Plano de Combate às Ameaças Biológicas e Aumento da Preparação para Pandemias.

Kirillov enfatizou que, embora o objetivo declarado de sua implementação seja "impedir o uso de armas biológicas e responder a surtos naturais", o documento fornece uma base legal para uma maior expansão biológica militar americana e pesquisa além do território nacional.

Por fim, a atividade biológica militar ilegal dos EUA requer uma avaliação legal e posterior investigação independente.
De acordo com o militar russo, a escala da atividade biológica militar americana e a ampla cooperação de seus executantes é confirmada não apenas pelos documentos disponíveis, mas também pelas declarações dos próprios políticos americanos.
Cadetes militares na área biológica dos EUA (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Operação militar especial russa
MD da Rússia: EUA recrutaram na Ucrânia especialistas em armas de destruição em massa
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала