- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ex-CIA teme que EUA possam fornecer armas nucleares táticas à Ucrânia após envio de munições cluster

© Sputnik / Viktor AntonyukRestos de munição cluster (ou de fragmentação) ucraniana perto de Krasny Liman
Restos de munição cluster (ou de fragmentação) ucraniana perto de Krasny Liman - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2023
Nos siga no
Ignorando os repetidos avisos russos sobre os perigos crescentes associados ao fornecimento de armas cada vez mais avançadas à Ucrânia, Washington e os seus aliados agiram nos últimos meses para fornecer a Kiev mísseis de cruzeiro de longo alcance, bombas de fragmentação (cluster) e munições com urânio empobrecido.
O próximo passo lógico a ser dado pela administração Biden quando se trata de armar Kiev pode muito bem ser fornecer ao seu "cliente" armas nucleares táticas, teme o ex-oficial da Agência Central de Inteligência (CIA), Ray McGovern.

"Estamos ficando sem munição. O presidente diz: 'Ok, vamos dar mais munições aos ucranianos' e os seus conselheiros dizem: 'Estamos muito abatidos'. Então, o que mais temos? Bem, não temos mais munições de 155 mm para os nossos obuseiros e assim por diante, mas poderíamos lhes dar munições de fragmentação'. Agora estamos lhes dando munições de urânio empobrecido. E qual é o próximo passo? Bem, o próximo passo seriam essas pequenas bombas nucleares [ou armas nucleares táticas]. Nós daremos isso a eles, se a situação for difícil'", disse McGovern em uma aparição no podcast ao lado de Scott Ritter.

O ex-oficial da CIA expressou profunda preocupação com o fato de muitos americanos continuarem "preparados para serem levados à guerra com a Rússia" e aceitando uma possível situação em que a administração Biden "coloque as botas" no chão na Ucrânia em sua busca por "enfraquecer" a Rússia e infligir uma "derrota estratégica" a Moscou. Esta é uma situação que pode rapidamente evoluir para uma guerra nuclear em grande escala, alertou McGovern.

"Desde a minha época, na década de 1980, não houve qualquer ameaça real da Rússia. Podemos ouvir as pessoas dizerem que a Rússia quer dominar a Ucrânia, quer dominar a Polônia e os Países Bálticos. Isso é tudo o que os britânicos chamam de lixo. Esta é uma guerra defensiva, uma guerra preventiva, por assim dizer, [o presidente russo Vladimir] Putin ficou sem outras opções, e de quem é a culpa? Você sabe, as pessoas são muito cuidadosas, dizem 'Bem, a culpa é principalmente nossa'. Sou analista de inteligência. Não preciso me preocupar com minha reputação. A culpa é 105% nossa e posso provar isso a vocês", disse o ativista.

Soldados da 31ª Brigada de Assalto Aerotransportada de Guardas Independentes das Forças Armadas da Rússia, durante cerimônia de honras de Estado no território da República Popular de Lugansk, foto publicada em 8 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.09.2023
Operação militar especial russa
Lavrov: EUA controlam a guerra que a Ucrânia está travando contra a Rússia (VÍDEO)
McGovern faz parte de um pequeno mas crescente número de analistas nos EUA que alertam para os perigos crescentes de um conflito direto entre Washington e Moscou. No final do mês passado, o analista conservador Tucker Carlson alertou que a administração Biden poderia recorrer a uma série de medidas perigosas em uma tentativa desesperada de "poder principal", incluindo o assassinato do antigo presidente Donald Trump, ou o início de uma "guerra quente" com a Rússia.

"O que eles vão fazer? Eles irão para a guerra com a Rússia", disse Carlson em uma aparição no podcast. "Haverá uma guerra quente entre os Estados Unidos e a Rússia no próximo ano [...]. Não creio que a venceremos", acrescentou.

O presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o almirante Rob Bauer, anunciou no sábado (16) que a aliança seria capaz de reunir até 300.000 soldados para "defesa coletiva" dentro de um mês, no caso de um ataque contra ela, e que o efetivo total de pessoal armado está se aproximando de 3,5 milhões de "irmãos e irmãs uniformizados".
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou neste domingo (17) que o bloco "deve se preparar para uma longa guerra na Ucrânia", reiterando que o conflito foi culpa da Rússia e que na aliança "todos desejávamos uma paz rápida".
Os comentários de Stoltenberg não se enquadram na cronologia da crise na Ucrânia, incluindo as medidas dos governos dos EUA e do Reino Unido na primavera (Hemisfério Norte) de 2022 para sabotar um possível acordo de paz entre Kiev e Moscou, ou ainda quando a OTAN decidiu rejeitar um par de tratados de segurança abrangentes propostos por Moscou no final de 2021. No ano passado, antigos líderes da Ucrânia, França e Alemanha confirmaram, cada um separadamente, que os acordos de paz de Minsk de 2015, destinados a trazer a paz a Donbass e a resolver a crise na Ucrânia, eram um mero estratagema concebido para comprar tempo para Kiev de se preparar para um conflito contra a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала