- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Militares dos EUA retomam missões de contraterrorismo a partir de bases no Níger, diz mídia

© AFP 2023Um mototáxi transporta um passageiro diante da Embaixada da França em Niamey, 28 de agosto de 2023
Um mototáxi transporta um passageiro diante da Embaixada da França em Niamey, 28 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2023
Nos siga no
Os militares dos EUA retomaram as missões de contraterrorismo no Níger, transportando drones e outras aeronaves para fora das bases aéreas do país, disse o general James Hecker, chefe das Forças Aéreas dos EUA para a Europa e África, na quarta-feira (13).
Desde o golpe de julho no Níger, os 1.100 soldados dos EUA destacados no país foram confinados nas suas bases militares. Ainda na semana passada o Pentágono chegou a afirmar que alguns militares e bens foram transferidos da base aérea perto de Niamey, capital do Níger, para outra base em Agadez, a 920 quilômetros.
Segundo o principal comandante da Força Aérea para a Europa e África, o general James Hecker, algumas missões de inteligência e vigilância puderam ser retomadas graças às negociações dos EUA com a junta.

"Por um tempo não realizamos nenhuma missão nas bases, eles praticamente fecharam os campos de aviação", disse Hecker à Associated Press (AP). "Através do processo diplomático, estamos agora realizando, não diria 100%, as missões que fazíamos antes, mas estamos fazendo uma grande quantidade de missões que fazíamos antes", afirmou o general.

Hecker, que falou aos repórteres na convenção anual da Associação das Forças Aéreas e Espaciais em National Harbor, em Maryland, disse que os Estados Unidos estão realizando missões tripuladas e não tripuladas e que esses voos foram retomados "nas últimas semanas".
Policiais nigerinos sentam-se do lado de fora da alfândega em Niamey, capital do Níger, em 21 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2023
Panorama internacional
Em movimento coordenado, militares dos EUA reposicionam algumas tropas no Níger
No entanto, é importante notar que a distância entre as duas bases faz com que apenas alguns voos partam da base e por conseguinte "não obtêm tantos dados, porque você não fica sobrevoando por tanto tempo" devido à quantidade de combustível necessária para as operações, disse o comandante.
Os EUA fizeram do Níger o seu principal posto regional para patrulhas abrangentes realizadas por drones armados e outras operações antiterroristas contra movimentos extremistas islâmicos, um investimento significativo de centenas de milhões de dólares de longo prazo e no treino das forças nigerinas.
Em 2018, combatentes leais ao grupo Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) emboscaram e mataram quatro militares norte-americanos, quatro nigerinos e um intérprete.
Segundo a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), foram registrados nos primeiros seis meses deste ano mais de 1.800 ataques extremistas — na Nigéria, no Chade, Mali, Burkina Faso e Grande Saara — que mataram quase 4.600 pessoas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала