- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após golpe no Níger, EUA temem arco de países antiamericanos e novas revoltas na África, diz mídia

© AP Photo / Sam MednickNigerinos participam de ação convocada por apoiadores do general Abdourahamane Tchiani, presidente da junta militar que deu um golpe de Estado no Níger. Niamey, 30 de julho de 2023
Nigerinos participam de ação convocada por apoiadores do general Abdourahamane Tchiani, presidente da junta militar que deu um golpe de Estado no Níger. Niamey, 30 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2023
Nos siga no
A violência no Sahel tem aumentado nos últimos anos, e vários países da região têm sido vítimas de golpes militares, havendo agora a possibilidade de as forças dos EUA não serem bem-vindas no Níger.
O golpe militar no Níger "derrubou o último dominó" em um grupo de países africanos, desde a Guiné, no extremo oeste do continente, até o Sudão, no extremo leste, que agora são controlados por golpistas, noticiou no sábado (29) o The New York Times (NYT).
O jornal considera o presidente nigerense Mohamed Bazoum, que foi derrubado, um aliado dos EUA eleito democraticamente, e as consequências do golpe, uma ameaça à luta americana contra os regimes pró-islamistas na África.
"Para os Estados Unidos e seus aliados, o golpe levantou questões urgentes sobre a luta contra os militantes islâmicos no Sahel, uma vasta região semiárida onde grupos ligados à Al-Qaeda e ao Daesh [ambas organizações consideradas extremistas e proibidas na Rússia] estão ganhando força em um ritmo alarmante", disse a mídia.
Como observa o NYT, as imagens do golpe em Niamey, a capital do Níger, onde os manifestantes agitaram bandeiras russas, representam cenas semelhantes às durante o golpe na vizinha Burkina Faso, embora elas, junto com os golpes na Guiné e Mali, tenham tido motivos diferentes.
Presidente russo, Vladimir Putin, participa da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo russo e a União Africana e do Memorando de Entendimento entre a Comissão Econômica Euroasiática e a União Africana, 24 de outubro de 2019.  - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Panorama internacional
Chefe da Defesa italiano vê chance de 'Rússia e China explorarem África como Europa fez há 100 anos'
O artigo nota que a presença das bandeiras não significa que o Kremlin esteja por trás das ações dos rebeldes, mas "simboliza como a Rússia se posicionou nos últimos anos como portadora de um sentimento antiocidental e especialmente antifrancês em partes da África".
O Níger, com pelo menos 1.100 militares e duas bases de drones que custaram US$ 110 milhões (R$ 520,45 milhões), era considerada uma "pedra angular" para os EUA. O NYT avalia que se a junta chegar ao poder, os americanos poderão ser convidados a deixar o país e "abrir as portas" para a Rússia.
O golpe foi condenado pela União Africana, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental e a União Europeia, que instaram ao retorno ao poder do presidente Bazoum, enquanto Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, advertiu, junto com a UE, que o apoio econômico ao país cessará caso o golpe de Estado não seja invertido. A Rússia, por sua parte, também criticou o evento e instou as partes a não usarem a força.
Segundo o Instituto para a Economia e a Paz, o Sahel tem sido o epicentro da violência jihadista nos últimos anos, ultrapassando o Oriente Médio e o Sul da Ásia, representando 43% de tais mortes em 2022, em comparação com 1% em 2007.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала