- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe da Defesa italiano vê chance de 'Rússia e China explorarem África como Europa fez há 100 anos'

© Sputnik / Aleksei DruzhininPresidente russo, Vladimir Putin, participa da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo russo e a União Africana e do Memorando de Entendimento entre a Comissão Econômica Euroasiática e a União Africana, 24 de outubro de 2019.
Presidente russo, Vladimir Putin, participa da cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre o governo russo e a União Africana e do Memorando de Entendimento entre a Comissão Econômica Euroasiática e a União Africana, 24 de outubro de 2019.  - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Nos siga no
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, pediu para União Europeia (UE) tomar medidas proativas para garantir que a África não fique sob a influência da Rússia e da China.
Anteriormente, vários países africanos, comentando os apelos ocidentais para condenar a Rússia, disseram que ninguém tem o direito de ditar a outros países com quem manter relações.

"Os riscos do jogo são altos. A Europa [...] deve pensar no destino do continente, que abrigará 2,5 bilhões de pessoas dentro de 15 a 20 anos. Se não agir, deixará a África sob a influência da Rússia e da China, que querem explorá-la da mesma forma que os colonizadores europeus fizeram há um século", disse o ministro italiano em uma entrevista publicada na segunda-feira (12) pelo jornal romano Il Messaggero.

De acordo com Crosetto, a falta de assistência real aos países africanos os coloca nas mãos de forças que gostariam de usá-los "para mergulhar o Ocidente em uma crise daqui a alguns anos".
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, participa da 11ª Cúpula de líderes do BRICS, em Brasília, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Operação militar especial russa
África do Sul: líderes africanos concordam em dialogar com Putin e Zelensky sobre paz na Ucrânia
O chefe da Defesa também disse que a Rússia poderia usar "indiretamente" o grave problema migratório contra a Europa.
Crosetto lembrou as prioridades estratégicas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Na África, a principal preocupação é a desestabilização do Sahel por meio do terrorismo e da infiltração de forças estrangeiras nas instituições de poder desses países. A imigração ilegal controlada por organizações criminosas é um derivado secundário, um sinal preocupante cuja gravidade potencial nós entendemos porque somos o país mais próximo", disse ele.

Da esquerda para a frente, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar e O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, posa para uma foto de família durante uma conferência dos Amigos dos BRICS, na Cidade do Cabo, África do Sul, 2 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
Mais cautelosos, Brasil e Índia querem estabelecer condições para expansão do BRICS, diz mídia
A Rússia já havia declarado inúmeras vezes que as ações destrutivas dos Estados Unidos e de seus aliados para alimentar conflitos militares e interétnicos e sua interferência arrogante nos assuntos internos de Estados independentes provocaram um fluxo de milhões de refugiados do Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria e de outros países para a Europa.
A Rússia também tem afirmado repetidamente que seus parceiros africanos são aliados em pé de igualdade, que provém ainda da época soviética.
Vários líderes africanos visitaram recentemente a Rússia. Moscou acrescentou que a África decepcionou o mundo ocidental com sua abordagem pragmática em relação à Rússia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse anteriormente que as antigas metrópoles deveriam conhecer seu lugar e entender que o mundo mudou.
Segundo ele, os Estados Unidos e os países europeus, ao exigirem que os países africanos não cooperem com a Rússia, estão tentando restaurar a dependência colonial da África.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала