- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pilotos ucranianos poderão pilotar caças F-16 em 3 meses, diz tenente-general dos EUA

© AP Photo / Ahn Young-joonCaças F-16 da Força Aérea dos EUA
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Nos siga no
Os EUA podem finalizar o treinamento dos primeiros pilotos ucranianos em caças F-16 até o final do ano, embora leve mais tempo antes de começarem as missões de combate, afirmou o tenente-general Michael Anthony Loh, chefe da Guarda Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

"Esses aviadores estão sendo avaliados para aptidões em língua inglesa agora mesmo, e dependendo de sua proficiência e experiência anterior em caças, eles poderiam completar o treinamento nos EUA durante três meses", disse Loh.

Depois disso, de acordo com tenente-general, os pilotos ucranianos voltarão à Europa para passar por treinamento adicional e manutenção de aeronaves dentro da OTAN, mas Loh não especificou a duração do treinamento adicional.

Por sua vez, a Força Aérea dos Estados Unidos provavelmente remarcará algumas de suas outras obrigações internacionais para treinar pilotos, a fim de cumprir o prazo apertado do treinamento dos pilotos ucranianos, acrescentou o general, observando também que os militares ucranianos começarão a treinar "assim que forem autorizados".

Anteriormente, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky havia se reunido com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte. Durante a entrevista coletiva conjunta com o presidente ucraniano, Rutte observou que não pode dizer o número exato de caças a disponibilizar, entretanto o país possui 42 caças em estoque.
Mais tarde, a transferência de 19 caças foi anunciada pela premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov observou que os EUA e seus satélites da OTAN criam riscos de um confronto armado direto com a Rússia, isso seria repleto de consequências catastróficas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала