- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China sobre parlamentar canadense no Congresso dos EUA: 'A mentira sempre permanecerá uma mentira'

© Sputnik / Anna Ratkoglo / Acessar o banco de imagensA bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
A bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Nos siga no
A embaixada chinesa em Ottawa rejeitou o recente testemunho do legislador canadense Michael Chong perante o Congresso dos EUA sobre a alegada campanha de repressão transnacional de Pequim, condenando as alegações como "mentiras" e exageros promovidos por um determinado membro do parlamento.
Chong testemunhou na terça-feira (12) em uma audiência da Comissão Executiva do Congresso sobre a China. O legislador do Partido Conservador apelou a uma parceria de segurança mais forte entre Ottawa e Washington para enfrentar o "crescente autoritarismo", precisamente através do estabelecimento de um registo de agentes estrangeiros no Canadá e do combate conjunto à alegada interferência estrangeira de nações como a Rússia e a China.
Chong também pediu uma reforma da Interpol para que a organização "não seja usada como ferramenta" pela China para supostamente assediar ativistas.

"Um certo deputado canadense, movido pelos seus próprios interesses políticos, há muito que provoca a China em assuntos relacionados com os interesses essenciais da China, como questões relacionadas com Taiwan, Hong Kong e Xinjiang, interferindo flagrantemente nos assuntos internos da China. Agora, ele está agindo como um ladrão gritando 'pare, ladrão', exaltando as chamadas mentiras de 'interferência chinesa'", disse um porta-voz da embaixada em comunicado à Sputnik.

Segundo o porta-voz, quer seja no Canadá ou nos EUA, "uma mentira sempre será uma mentira", acrescentou. A missão chinesa reiterou também a adesão de Pequim ao princípio de não interferência nos assuntos de outros países.

Em maio, o Serviço Canadense de Inteligência de Segurança (CSIS, na sigla em inglês) alegou que Chong e sua família foram alvo do governo chinês depois que ele patrocinou uma moção acusando Pequim de genocídio contra os uigures.

A medida desencadeou uma disputa diplomática entre os dois países que levou Ottawa a declarar um diplomata chinês supostamente envolvido na campanha de intimidação contra Chong como persona non grata. Em movimento recíproco, a China expulsou o cônsul do Canadá em Xangai.

USS Barry navega pelo estreito de Taiwan, 23 de abril de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2023
Panorama internacional
Navios de guerra dos EUA e do Canadá transitam pelo estreito de Taiwan; China cita 'exagero público'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала