- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA continuam pilhando petróleo bruto da Síria, mais de 95 petroleiros já saíram do país

© AFP 2023 / Delil SouleimanUm soldado dos EUA patrulha perto de um campo de petróleo em al-Qahtaniyah, na província de Hasakah, no nordeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia, 14 de junho de 2023
Um soldado dos EUA patrulha perto de um campo de petróleo em al-Qahtaniyah, na província de Hasakah, no nordeste da Síria, perto da fronteira com a Turquia, 14 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos operam cerca de uma dúzia de bases militares ilegais na Síria, a maioria delas concentradas em áreas ricas em recursos energéticos. Damasco estima que os danos totais à sua indústria de hidrocarbonetos ultrapassem os US$ 100 bilhões.
As forças dos EUA na Síria supostamente contrabandearam um total de 95 petroleiros de petróleo bruto para fora do país usando dois comboios diferentes no fim de semana.
Fontes na zona rural de al-Yaroubia, na província de al-Hasakah, disseram à mídia local neste domingo (10) que 40 navios-tanque de petróleo bruto foram enviados para o Iraque a partir dos campos de petróleo de al-Jazeera, usando a passagem ilegal da fronteira de Mahmoudiya.

As fontes também disseram que um comboio separado de 55 petroleiros, também provenientes dos campos de al-Jazeera, foi contrabandeado através da mesma travessia dentro da mesma janela de 24 horas.

O governo de Damasco não foi capaz de restabelecer o controle sobre a maior parte dos seus territórios ricos em petróleo no nordeste e sobre a sua fronteira com o oeste do Iraque, estando a área sob ocupação pelas forças dos EUA e pelas suas milícias aliadas, de maioria curda, das Forças Democráticas Sírias (FDS), que estabeleceram um autogoverno de fato sobre a região. As forças dos EUA ameaçaram responder a qualquer tentativa do Exército Sírio e dos seus aliados de restabelecer o controle sobre as terras do país com uma força esmagadora.
Um veículo militar dos EUA em patrulha no campo perto da cidade de Qamishli, na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Panorama internacional
EUA desestabilizam situação no sul da Síria para implementar seus planos, diz especialista
Os EUA e as FDS saquearam bilhões de dólares em petróleo do leste da Síria durante os sete anos de ocupação da região pelo Pentágono, desde 2016, quando as forças dos EUA ajudaram as milícias curdas locais a expulsar os terroristas do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
Autoridades sírias, militares da Rússia e comandantes da Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) acusaram os EUA de secretamente ajudar, treinar, armar e financiar milícias jihadistas em uma tentativa de semear o caos e travar uma guerra sem fim contra o governo do presidente Bashar al-Assad depois de falhar em destituí-lo durante os protestos da Primavera Árabe de 2011 que varreram grande parte da região.

Na semana passada, A'ed al-Helali, membro da Aliança Fattah no parlamento do Iraque, acusou Washington de continuar a ocupar e saquear a Síria especificamente para financiar terroristas locais. "Os EUA não estão desperdiçando dinheiro do seu próprio orçamento, mas estão tentando encontrar outras saídas para obtê-lo, a fim de financiar grupos terroristas, que é o que estão fazendo com o petróleo sírio. A presença de forças dos EUA na região oriental do Eufrates da Síria está apoiando estes grupos", disse al-Helali em uma entrevista à imprensa local.

A administração Biden tem-se abstido de comentar as suas atividades de contrabando de petróleo na Síria, garantindo que a presença ilegal dos EUA no país se destina apenas a evitar o ressurgimento do Daesh. O ex-presidente norte-americano Donald Trump foi mais aberto sobre os planos dos EUA, dizendo repetidamente em 2018 e 2019 (para horror do establishment do Estado profundo) que as tropas norte-americanas estavam estacionadas na Síria "apenas para o petróleo". Assad elogiou Trump por ser pelo menos um "inimigo honesto".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала