- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reino Unido promete ficar de olho na atividade do mar Negro na Rússia, diz comunicado de premiê

© Sputnik / Ramil SitdikovSistemas de radar a bordo de navios da frota russa do Mar Negro quando atracam em sua base em Sevastopol
Sistemas de radar a bordo de navios da frota russa do Mar Negro quando atracam em sua base em Sevastopol - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Nos siga no
O Reino Unido usará sua inteligência, vigilância e reconhecimento para monitorar a atividade da Rússia no mar Negro e chamará a Rússia se "sinais de alerta" forem vistos, afirmou na quinta-feira (7) o gabinete do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
O Ministério da Defesa da Rússia advertiu anteriormente que, após a expiração do acordo de grãos, todos os navios em águas do mar Negro com destino aos portos ucranianos seriam vistos como possíveis transportadores de equipamentos militares para o regime de Kiev.
Assim, como especialistas disseram anteriormente à Sputnik, isso significa que a Rússia tem o direito de parar qualquer navio e realizar inspeções, desde que esta zona do mar Negro tenha sido declarada uma "zona da operação militar especial" e desde que o acordo de grãos fosse usado como cobertura para abastecer a Ucrânia com armamento e munições.

Os militares do Reino Unido usarão "inteligência, vigilância e reconhecimento para monitorar a atividade russa no mar Negro" e procurar o que eles chamaram de preparação de "ataques à navegação civil ou infraestrutura no mar Negro", de acordo com o gabinete de Sunak.

O gabinete acrescentou que as aeronaves militares do Reino Unido estão realizando voos sobre as águas do mar Negro, a fim de evitar que a Rússia transporte o que descreveu como "ataques ilegais contra navios civis que transportam grãos".
Londres se referiu ao incidente com o navio de carga seca Sukra Okan navegando sob a bandeira de Palau. Em 13 de agosto, o navio de patrulha russo Vasily Bykov detectou o cargueiro Sukra Okan sob a bandeira de Palau que se deslocava na zona sudoeste do mar Negro em direção ao porto de Izmail em território ucraniano, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.
O capitão do navio ignorou o pedido de parada para inspeção, levando os marinheiros russos a abrirem fogo de alerta. Como resultado das comunicações de rádio, o cargueiro permitiu que um helicóptero Ka-29 com um grupo de militares russos pousasse e verificasse se a embarcação transportava itens proibidos.

Assim, de acordo com o comunicado do Reino Unido, esse incidente poderia ser considerado uma "violação do direito internacional humanitário".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала